O Palmeiras está a 90 minutos de carimbar a sua vaga na grande final da Taça Libertadores da América.
O Verdão recebe o River Plate, às 21h30, no Allianz Parque. Por ter vencido por 3 a 0, em Avellaneda, o time paulista poderá até perder por dois gols de diferença.
Invicto nesta Libertadores, o Verdão confia no retrospecto de ter a segunda melhor defesa do torneio. Foram somente quatro gols sofridos. Dentro de casa, a equipe tem 100% de aproveitamento pela competição continental e uma média de gols superior a quatro por partida. Em cinco compromissos, o time anotou 21 vezes.
Nunca na história da Libertadores um time foi eliminado na semifinal após vencer o jogo de ida por 3 a 0. E em apenas uma ocasião, o visitante havia vencido por esse placar. Foi em 2017 com o Grêmio diante do Barcelona, no Equador. Na volta, perdeu por 1 a 0 em casa, mas avançou para a final, onde foi campeão em cima do Lanús.
O River Plate já passou um por uma situação parecida. A única diferença foi a inversão dos mandos. Pelas quartas de final de 2017, o time argentino perdeu para o Jorge Wilstermann por 3 a 0, na Bolívia e na volta, goleou por 8 a 0, no Monumental de Nuñez.
A final da competição será no dia 30 de janeiro, em partida única, no Maracanã. Na outra semifinal, Boca Juniors e Santos se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h15, no LaBombonera.
Dono da melhor campanha na fase de grupos, o Verdão eliminou o Delfín nas oitavas de final vencendo os dois jogos (3 x 1 em Quito e 5 x 0 no Allianz Parque) e o Libertad, do Paraguai, nas quartas de final (1 x 1 e 3 x 0).
O Verdão também está vivo na Copa do Brasil, onde decidirá o título contra o Grêmio em fevereiro. E no Brasileirão, o time reserva venceu o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro. Desta forma, está a nove pontos do líder São Paulo, com dois jogos a menos e um confronto direto.
O River Plate foi o primeiro colocado na primeira fase, ao somar 13 pontos no Grupo D, contra 12 da LDU, 7 do São Paulo e 3 do Binacional. Nas oitavas de final, eliminou o Athletico/PR, ao empatar por 1 a 1 na Arena da Baixada e vencer por 1 a 0 na Argentina. Nas quartas de final, fez 2 a 0 no Nacional, em Buenos Aires e atropelou no Uruguai por 6 a 2.
PALMEIRAS x RIVER PLATE
PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gómez e Viña; Danilo, Gabriel Menino e Zé Rafael; Rony, Gustavo Scarpa e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.
RIVER PLATE – Armani; Montiel, Pinola, Rojas e Angileri; Pérez, Fernández e De La Cruz; Matías Suárez, Borré e Álvarez. Técnico: Marcelo Gallardo.
ÁRBITRO – Esteban Ostojich (Uruguai).
HORÁRIO – 21h30.
LOCAL – Allianz Parque, em São Paulo (SP).