As obras do novo viaduto que conectará o bairro Parque Bandeirantes, em Sumaré, ao Jardim Nova Europa, em Hortolândia, estão na reta final e já geram grande expectativa entre moradores, motoristas e comerciantes. A estrutura de 225 metros vai transpor a linha férrea e facilitar o acesso entre os dois municípios da Região Metropolitana de Campinas.
Com investimento de R$ 38 milhões do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), a intervenção faz parte do programa estadual SP pra Toda Obra, e visa melhorar a mobilidade urbana e criar novas possibilidades de deslocamento tanto para pedestres quanto para motoristas. A ligação será feita entre a Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, em Sumaré, e a Avenida Cristóvão Colombo, em Hortolândia.
Além dos dois municípios diretamente beneficiados, a obra também deve impactar positivamente a região de Vila Padre Anchieta, em Campinas, ampliando as conexões entre os bairros e o centro de Hortolândia.
Comércio em alta e mais mobilidade
Morador e empresário do Parque Bandeirantes, Dione Ferreira, que atua no setor de bebidas, acredita que o novo viaduto trará impactos positivos imediatos para os negócios locais.
“A obra vai ligar nosso bairro com o centro de Hortolândia. Vai facilitar muito pra gente. Meus clientes e parentes do outro lado sempre reclamavam da dificuldade de vir até aqui. Agora isso vai mudar”, disse à Agência SP.
Ele também destacou que a melhoria no fluxo pode atrair novas empresas para a região, gerando empregos e fortalecendo o comércio local. “Tem empresas já se instalando por aqui. Com a obra pronta, mais virão”, completou.
Obras na fase final
O viaduto faz parte de um pacote de mais de 1.500 obras do programa São Paulo Pra Toda Obra, considerado o maior da história do estado em modernização da malha viária. O programa soma R$ 30 bilhões em investimentos, com 544 obras concluídas, 208 em andamento e outras 829 a caminho, segundo o governo estadual.
No caso do viaduto entre Sumaré e Hortolândia, os trabalhos executados pelo DER já foram finalizados. Agora, a Prefeitura de Sumaré atua nas obras complementares para liberação do tráfego, que deve ocorrer nas próximas semanas.




