O Ministério da Saúde prorrogou o período de vacinação contra o HPV, em Araras (SP), para os jovens de 15 a 19 anos. A imunização seguirá até o início da Campanha de Vacinação nas Escolas, que está prevista para o primeiro semestre de 2026.
Essa faixa etária começou a ser imunizada em 2025, com o objetivo de proteger jovens que passaram pela faixa etária contemplada, dos 9 aos 14 anos, sem receberem a proteção.
“A ampliação da faixa etária possibilita alcançar indivíduos que não foram imunizados antes, contribuindo para a proteção individual e coletiva”, disse a Tavane Anselmo Malaguese, enfermeira do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde. A vacina previne cânceres relacionados ao vírus, como os de colo de útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A vacina HPV foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS em março de 2014, inicialmente para meninas de 11 a 13 anos e, depois, foi gradativamente ampliada para meninos e outros grupos. Desde 2024, o esquema para a faixa etária principal (9 a 14 anos) mudou para dose única.
Araras conta com 7 salas de vacina e em todas elas é possível imunizar gratuitamente crianças e adolescentes. Confira, a seguir, os horários, endereços e telefones.
SALAS DE VACINA EM ARARAS
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30:
– Centro de Saúde João Geraldo Noronha – R. Campos Salles, 33, Jardim Belvedere – 3543-1522.
– ESF Dr. Edmundo Ulson – R. Ângelo Francato, 393, Parque Tiradentes – 3544-5232.
– PAM Ênio Vitali – R. França, 99, Jardim Piratininga – 3544-4280.
– UBS Dr. Antônio Simões Pontes – Av. João Rossi, 1051, Jd. Aeroporto – 3547-3195.
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h:
– UBS Antônio Carlos Fabricio – Av. Lourenço Batistela, s/n, Jardim José Ometto I – 3544-3569.
– UBS Oswaldo Salvador Devitte – Av. Presidente Costa e Silva, 27 – Narciso Gomes – 3544-4974.
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h:
– ESF Francisco Cascelli – Rua Melânia Baraldi Maróstica, s/n, Pq. Das Árvores – 3544- 5424.




