Com apenas 11 anos, Lívia Alcântara de Morais Barbosa já dá um show com a bola nos pés. A jogadora de futebol do time sub-11 do Independente Futebol Clube, o Galo da Vila Esteves, já recebeu a camisa 9 e conta com o apoio de toda a família.
Lívia joga junto ao time masculino, já que não há na cidade um time específico de meninas. Mas seu pai, César Leandro Barbosa, acredita que sua garra e determinação abre portas para outras garotas. “Ela tem todo o incentivo da família, todo o apoio que ela precisa. É um ambiente ainda masculinizado, mas o futebol feminino no Brasil já tem dado seus primeiros passos, ganhado visibilidade, encorajando as meninas a fazerem o que elas gostam”, destaca.
A menina conheceu o futebol com um amigo da escola em seu primeiro ano do ensino fundamental. Como sócios do Clube Gran São João, os pais decidiram dar uma chance à garota e levá-la para jogar no clube. “Eu não a acompanhava, pois estava trabalhando enquanto ela treinava durante o dia. Foi então que ela participou de sua primeira Copinha e naquele dia meu coração foi a milhão”, conta o pai, que se tornou seu grande fã e incentivador.
O avô Carmelito Queiroz Barbosa, de 70 anos, o vô Lito, também é um daqueles avós coruja, que não perde um único treino ou partida em que Lívia esteja em campo. “Seja debaixo de sol, chuva e até no frio, ele está lá torcendo”, conta a própria jogadora. Alguns vídeos com seus gols já viralizam em grupos e nas redes sociais, dando alegria a torcedores do time limeirense.
Por ser uma garota em meio a um time de meninos, Lívia conta com toda uma logística para ser atendida com privacidade e respeito. O pai a acompanha nos jogos e garante que ela é recebida com atenção especial, sem haver com o que se preocupar quanto à sua integridade e dignidade.
Atualmente, todo o custo dos jogos e deslocamentos é por conta da família da menina. Interessados em patrocinar a garota e participar das rifas e outras ações realizadas pelos pais podem entrar em contato no perfil do Instagram oficial da Livia: @livia_b26
SELEÇÃO NO TIME
Lívia passou por uma avaliação de duas semanas no Independente, onde foi aprovada para começar seus primeiros treinamentos como atleta. Ela foi escolhida entre um total de 20 a 25 meninos, segundo Barbosa. Nos últimos meses, com sua grande evolução e presença em campo nos amistosos com o clube, a menina hoje é atacante e recebeu a camisa 9 do time.
Sua admiração por grandes jogadoras, como Marta, mas especialmente por Debinha, alimentam a esperança de um dia chegar ao principal time de futebol do Brasil, a Seleção. Hoje, além de jogadora do Galo, Lívia já foi aprovada no Centro Olímpico, em São Paulo, onde passou pela avaliação e deve treinar com um time exclusivamente feminino.
“O esporte disciplina e encoraja muito, são duas palavras-chave para formar um grande cidadão. E ensina organização, lealdade, amizade…Além disso, ela tem aberto portas, quando as meninas veem ela dentro de campo, isso as encoraja, elas tem espaço, podem jogar. Lugar de mulher é onde ela quiser!”, destaca o pai de Lívia, que ao lado da esposa e mãe da menina, Renata Alcântara de Morais Barbosa, e da filha mais nova, a irmã Luísa Alcântara de Morais Barbosa, de 8 anos, oferecem à jogadora o suporte em sua paixão.