• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Terceira idade: confira exercícios para manter o corpo ativo sem sair de casa

Por Marcelo Alixandre
Grupo de risco para o COVID-19 (novo Coronavírus), os idosos são pouco lembrados quando falamos sobre a importância de manter a atividade física dentro de casa no período de isolamento social.

O instrutor da SELFIT Academias Guilherme Vieira destaca que a movimentação do corpo e da mente é essencial em qualquer fase da vida.

“É recomendado que os idosos façam as atividades para auxiliar na diminuição das dores físicas, manter um peso saudável e a função normal do corpo. Afinal, é comum que, com o passar dos anos, o corpo se torne mais fraco. Movimentando o corpo através dos treinos, pode-se ajudar a restaurar e a preservar sua força”, explica.

Ainda de acordo com o preparador físico, a quarentena para evitar a propagação do vírus ainda pode resultar em desânimo, ansiedade, ganho de peso e nervosismo, justamente pela mudança da rotina. Mais um motivo para a prática da atividade física, comprada cientificamente no auxílio a doenças como depressão.

Guilherme listou dois tipos de alongamento e três de exercícios para os idosos fazerem dentro de casa e se manterem ativos.

Alongamento
Afaste as duas pernas, levante as mãos para o alto e coloque-as para a direita por 20 segundos, depois o mesmo para o lado esquerdo. O exercício alongará a parte lateral do abdômen e quadril.

Junte as pernas e os pés e, só com o tronco, desça chegando com as mãos o mais próximo dos pés por 20 segundos. O exercício alongará posterior das coxas e lombar.

Treinos
Agachamento utilizando uma cadeira:
Mantenha a coluna ereta, dobrando apenas os joelhos para sentar-se e levantar-se.

Elevação de quadril:
Deite-se na cama ou sofá com os joelhos flexionados, mantendo os pés no chão e eleve o quadril.

Panturrilha na parede:
Apoie as duas mãos na parede, de um passo para trás, esticando as pernas, e faça a flexão e extensão do tornozelo, movimentando o calcanhar para cima, ficando na ponta dos pés, e voltando ao normal.

Aulas online
Para auxiliar durante o período de quarentena, a SELFIT está oferecendo diariamente aulas online em seus canais na Internet (redes sociais, apps e site), com dicas de exercícios fáceis a serem realizados em casa, sem a necessidade do uso de equipamentos.

A marca fechou suas portas na última quinta-feira, 19 de março, em todas as 70 unidades espalhadas pelo Brasil, por conta da pandemia de COVID-19.

As ferramentas digitais da rede são gratuitas e podem ser utilizadas por toda a população, não apenas por alunos. Entre as opções oferecidas estão treinos funcionais, aulas de Yoga, Fit Dance e Muay Thai, por exemplo.

Além disso, a SELFIT conta com dois aplicativos, um para orientação nutricional (App Sem Culpa) e outro específico para treinos, o App SELFIT.

A rede, do segmento low cost high value, também está promovendo duas Lives diárias no Instagram para auxiliar durante o período de resguardo.

Terceira idade: confira exercícios para manter o corpo ativo sem sair de casa

Por Marcelo Alixandre
Grupo de risco para o COVID-19 (novo Coronavírus), os idosos são pouco lembrados quando falamos sobre a importância de manter a atividade física dentro de casa no período de isolamento social.

O instrutor da SELFIT Academias Guilherme Vieira destaca que a movimentação do corpo e da mente é essencial em qualquer fase da vida.

“É recomendado que os idosos façam as atividades para auxiliar na diminuição das dores físicas, manter um peso saudável e a função normal do corpo. Afinal, é comum que, com o passar dos anos, o corpo se torne mais fraco. Movimentando o corpo através dos treinos, pode-se ajudar a restaurar e a preservar sua força”, explica.

Ainda de acordo com o preparador físico, a quarentena para evitar a propagação do vírus ainda pode resultar em desânimo, ansiedade, ganho de peso e nervosismo, justamente pela mudança da rotina. Mais um motivo para a prática da atividade física, comprada cientificamente no auxílio a doenças como depressão.

Guilherme listou dois tipos de alongamento e três de exercícios para os idosos fazerem dentro de casa e se manterem ativos.

Alongamento
Afaste as duas pernas, levante as mãos para o alto e coloque-as para a direita por 20 segundos, depois o mesmo para o lado esquerdo. O exercício alongará a parte lateral do abdômen e quadril.

Junte as pernas e os pés e, só com o tronco, desça chegando com as mãos o mais próximo dos pés por 20 segundos. O exercício alongará posterior das coxas e lombar.

Treinos
Agachamento utilizando uma cadeira:
Mantenha a coluna ereta, dobrando apenas os joelhos para sentar-se e levantar-se.

Elevação de quadril:
Deite-se na cama ou sofá com os joelhos flexionados, mantendo os pés no chão e eleve o quadril.

Panturrilha na parede:
Apoie as duas mãos na parede, de um passo para trás, esticando as pernas, e faça a flexão e extensão do tornozelo, movimentando o calcanhar para cima, ficando na ponta dos pés, e voltando ao normal.

Aulas online
Para auxiliar durante o período de quarentena, a SELFIT está oferecendo diariamente aulas online em seus canais na Internet (redes sociais, apps e site), com dicas de exercícios fáceis a serem realizados em casa, sem a necessidade do uso de equipamentos.

A marca fechou suas portas na última quinta-feira, 19 de março, em todas as 70 unidades espalhadas pelo Brasil, por conta da pandemia de COVID-19.

As ferramentas digitais da rede são gratuitas e podem ser utilizadas por toda a população, não apenas por alunos. Entre as opções oferecidas estão treinos funcionais, aulas de Yoga, Fit Dance e Muay Thai, por exemplo.

Além disso, a SELFIT conta com dois aplicativos, um para orientação nutricional (App Sem Culpa) e outro específico para treinos, o App SELFIT.

A rede, do segmento low cost high value, também está promovendo duas Lives diárias no Instagram para auxiliar durante o período de resguardo.

INSTAGRAM

Loading interface...
© Rápido no Ar ® - O que acontece você vê!