A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (19), na zona rural de Iracemápolis (SP), dois homens suspeitos de fazerem parte de uma organização criminosa especializada em roubos e furtos de tratores em todo o estado de São Paulo. A prisão aconteceu depois que a polícia recebeu uma informação de que os suspeitos estavam escondidos em uma chácara.
Segundo informações levantadas pela equipe do Rápido no Ar na Delegacia de Investigações Gerais (DIG), os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara Criminal, em sítio onde encontraram uma retroescavadeira furtada na madrugada de segunda-feira, na cidade de Macatuba, região de Bauru. A máquina pertence à Prefeitura do município e estava passando por manutenção hidráulica em uma oficina mecânica. No local os policiais também encontraram uma pistola, duas espingardas com munições, pés de maconha, luvas, balaclava, abraçadeiras plásticas conhecidas como “enforca gato”, um inibidor de sinal de GPS e várias chaves de tratores. Além disso, os policiais localizaram uniformes de uma usina, o que indica que ainda não havia sido usado.
De acordo com o delegado Leonardo Burger, ele não sabe se os uniformes são oficiais da empresa, mas acredita que os bandidos os usavam para se passarem por funcionários em canaviais da região. O delegado também ressaltou que a Polícia Civil vem desenvolvendo um trabalho em parceria com a Delegacia de Cordeirópolis e o Pelotão Ambiental da GCM (Guarda Civil Municipal) para combater o roubo e furto de tratores na região, o que levou a recuperação de três tratores neste mês.
Os dois criminosos são de fora do Estado de São Paulo, um de 39 anos, nascido em Serra Preta, Bahia e outro de 41 anos, com CNH registrada em Assis Chateaubriand, cidade do norte paranaense.
Os suspeitos foram presos em flagrante e responderão por receptação, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e tráfico de drogas. Os materiais, incluindo as mudas de maconha, foram apreendidos pela DIG de Limeira. A polícia está investigando o caso e buscando identificar e prender outros integrantes da organização criminosa.