O Governador João Doria anunciou, nesta sexta-feira (28), a exportação inédita de 550 mil doses da vacina Influenza para países da Ásia. A ação histórica está em fase final de tratativas entre Instituto Butantan e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao ser viabilizado, o acordo vai prever a destinação de 300 mil doses para a Mongólia e outras 250 mil doses para as Filipinas.
“São Paulo exporta, pela primeira vez na história, 550 mil doses da vacina contra a gripe para países asiáticos. É a primeira vez que isso acontece nos 119 anos do Instituto Butantan. A Organização Mundial de Saúde solicitou vacinas para a Mongólia e para as Filipinas. A solicitação da OMS consolida o instituto como uma das instituições mais importantes e respeitadas da produção de vacinas no mundo”, destacou o Governador João Doria.
O Instituto Butantan possui a maior fábrica de vacinas contra a gripe do Hemisfério Sul e, neste ano de 2020, bateu recorde de produção. Um total de 80 milhões de doses foram fornecidas ao Ministério da Saúde, para a campanha de vacinação realizada anualmente.
Para o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a exportação para o continente asiático é um momento significativo a instituição: “Confirmando esta transação comercial, o Instituto Butantan se consolida ainda mais como uma das instituições mais importantes e referência na produção de imunizantes e soros ao redor do mundo”, destaca.