Os executivos das três principais operadoras de telefonia do Brasil, Tim, Vivo e Claro, estão em discussões a respeito do fim do acesso ilimitado ao WhatsApp em seus planos. As operadoras têm oferecido acesso ilimitado ao aplicativo de mensagens, o que impulsionou a venda de planos de telefonia no país, onde a maioria das pessoas (62%) acessa a internet exclusivamente por meio de dispositivos móveis. No entanto, a implementação do 5G tem gerado custos significativos para as empresas, levando-as a reavaliar essa oferta.
As operadoras geralmente vendem pacotes de dados com um limite de consumo. No entanto, por meio de acordos com empresas de tecnologia, certos aplicativos são excluídos dessa contagem de dados. O presidente do grupo Claro Brasil, José Felix, destacou que essa estratégia tem sido um equívoco, uma vez que a empresa arca com custos consideráveis para manter o consumo de dados em plataformas das grandes empresas de tecnologia.
As operadoras, para oferecerem esses planos, assumem os custos do fornecimento de dados aos usuários, como uma forma de atrair clientes, ou então cobram das fornecedoras dos aplicativos. No entanto, um relatório do InternetLab aponta que essa estratégia resulta no encarecimento médio dos planos de telefonia e contribui para o que os pesquisadores chamam de “dependência tecnológica”, uma vez que incentiva o uso de aplicativos específicos.
Felix ressaltou a importância de rever o princípio da neutralidade da rede, que é determinado pelo Marco Civil da Internet, para que novos acordos considerem a discrepância entre as principais empresas de tecnologia, como Meta, Google e Apple, e as operadoras de telefonia.
No entanto, especialistas apontam que os planos de “zero rating”, que oferecem acesso gratuito a determinados aplicativos, podem violar o princípio da neutralidade da rede ao restringir os usuários a determinados serviços e limitar a livre circulação de informações.
A Claro, quando questionada sobre esse assunto e a declaração de seu executivo, optou por não comentar. Atualmente, a operadora oferece planos com acesso ilimitado a aplicativos como WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook.
A Tim, por sua vez, garante acesso ilimitado ao WhatsApp e ao Deezer em seus planos pré e pós-pagos, que também incluem Instagram, Facebook e Twitter ilimitados. Questionada sobre a intenção de encerrar os planos de “zero rating”, a Tim preferiu não comentar.
Fábio Avellar, diretor de receitas da TIM, afirmou em entrevista ao Broadcast, do Estadão, que oferecer tráfego de dados não remunerado sempre resulta em prejuízos. Segundo ele, a empresa precisa avaliar se a estratégia de atrair clientes é suficiente para cobrir os custos envolvidos.
A Vivo é a operadora que oferece o menor número de aplicativos com acesso ilimitado. Atualmente, seus clientes têm acesso apenas ao WhatsApp de forma ilimitada, e alguns planos pós-pagos também incluem o acesso ao Waze.
Alex Salgado, vice-presidente de negócios da Vivo, que a oferta de aplicativos com uso ilimitado tem sido reduzida, uma vez que é necessário obter remuneração pelo investimento feito na infraestrutura de rede. A Vivo confirmou que está trabalhando para reduzir o número de aplicativos com acesso gratuito.