O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba, através de seu Setor de Controle de Qualidade, esclarece que a água fornecida à população está completamente livre de agrotóxicos e metabólitos que ultrapassem o Valor Máximo Permitido (VMP), conforme estabelecido por legislação.
A necessidade de esclarecimento surgiu após interpretações incorretas de dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua), que indicaram a presença de agrotóxicos acima do VMP em 28 cidades brasileiras, incluindo Piracicaba, em 2022.
O Semae reforça que todas as análises realizadas em sua água apresentaram resultados abaixo dos Limites de Quantificação Analítico (LQ), valores estes que são significativamente inferiores aos VMPs, assegurando, assim, o total cumprimento das legislações vigentes.
É importante destacar que os dados anormais reportados no Siságua não eram referentes ao Semae, mas sim a empresas situadas em Piracicaba que possuem sistemas de abastecimento próprios, como poços ou Estações de Tratamento de Água (ETAs), cadastrados como Solução Alternativa Coletiva (SAC).
Os resultados das análises de qualidade da água fornecida pelo Semae estão disponíveis para consulta pública no site oficial da instituição (www.semaepiracicaba.sp.gov.br), na seção “Institucional/Qualidade da Água”.