O Palmeiras começa a decidir hoje a Recopa Sul-Americana. O campeão da Taça Libertadores enfrenta o ganhador da Copa Sul-Americana às 21h30, na Arena da Baixada. Transmissão da Conmebol TV. Jogo de volta será na próxima quarta-feira, no Allianz Parque.
O campeão receberá 1,6 milhão de dólares (R$ 8,3 milhões). O vice ficará com 800 mil dólares (R$ 4,1 milhões). No ano passado, o Defensa y Justicia recebeu 1,2 milhão de dólares pelo título, enquanto o próprio Palmeiras, que ficou com o vice, levou 750 mil dólares.
Esta é a 36ª edição da Recopa Sul-Americana. A competição foi disputada entre 1989 e 1998 e vem sendo realizada de forma ininterrupta desde 2003. O futebol brasileiro teve 11 campeões: São Paulo, Grêmio e o Internacional venceram duas vezes cada, enquanto Cruzeiro, Santos, Corinthians, Atlético-MG e Flamengo levantaram a taça uma vez.
Athletico e Palmeiras disputam a Recopa pela segunda vez. O Furacão perdeu para o River Plate em 2019, quando entrou na competição após ganhar a Sul-Americana no ano interior. Já o Verdão parou no Defensa y Justicia, no ano passado, depois de ter conquistado a Libertadores 2020.
Campeão da Libertadores 2021, o Palmeiras tem na Recopa a segunda decisão na temporada, já que chegou à final do Mundial de Clubes e perdeu o título para o Chelsea.
Já o Athletico, campeão da Sul-Americana 2021, fará apenas o seu terceiro jogo com o time principal nesta temporada. O Furacão iniciou o Campeonato Paranaense com a equipe de aspirantes, como de costume. O técnico Alberto Valentim colocou força máxima apenas na vitória sobre o Rio Branco-PR e no empate com o Coritiba.
O técnico Abel Ferreira perdeu uma peça muito importante de última hora. O zagueiro paraguaio Gustavo Gómez testou positivo para a Covid-19 e está fora do embate. Kuscevic será o seu substituto.
Por outro lado, Zé Rafael foi a novidade positiva do último treinamento, recuperado de uma lesão na coxa esquerda. Já o zagueiro Luan ficou mais uma vez com o departamento médico e será substituído por Murilo. O meio-campista Gustavo Scarpa, que sofreu um estiramento no joelho esquerdo, realizou tratamentos na parte interna do CT.
O Palmeiras divulgou a lista de inscritos para a Recopa. As principais novidades foram os jovens das categorias de base que integraram o time campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, casos de Lucas Freitas, Vanderlan, Pedro Bicalho, Giovani, Mateus, Garcia, Fabinho, Kevin, Jhonatan, Michel, Naves, Vitinho e Gabriel Silva.
Um dos destaques do Athletico/PR é o zagueiro Thiago Heleno. Será o reencontro do jogador com o seu ex-clube, isso 10 anos depois de ser campeão com o Verdão da Copa do Brasil. O capitão vai para a sua sétima decisão com o Furacão e busca sua quinta conquista com o clube. Thiago Heleno jogou pelo Palmeiras entre 2011 e 2012. Foram 70 jogos e cinco gols marcados.
O técnico Alberto Valentim não poderá contar com o meia Vitor Bueno, que está suspenso e com o atacante Pedro Rocha, lesionado.
Athletico/PR x Palmeiras
Athletico/PR – Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick, Matheus Fernandes, Léo Cittadini e Terans; Pablo e Reinaldo (Marlos). Técnico – Alberto Valentim.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Atuesta (Jailson) e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Facundo Tello (Argentina)
Local – Arena da Baixada, 21h30.