A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Araras (SP) está alertando a população para os cuidados com os animais neste Ano Novo. “Tanto no âmbito municipal quanto no estadual, temos leis que proíbem a soltura de fogos de artifício com estampido”, afirma o secretário Rodolfo Bergamin.
Mesmo assim, os animais domésticos acabam sofrendo com o barulho neste final de ano. Por isso, tome os seguintes cuidados:
– Acomode os animais em casa, em um lugar onde possam se sentir em segurança;
– Feche portas e janelas para evitar fugas e acidentes;
– Tampões nos ouvidos podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos;
– Forre o chão ou cubra o animal com um cobertor;
– Forneça alimentos leves. Distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem levar a óbito.
Além dos animais, o barulho do estampido pode desorientar idosos, enfermos, crianças, pessoas autistas e epilépticos. “Pedimos que as pessoas denunciem na Polícia Militar (190) ou na Guarda Civil Municipal (153) caso saibam da soltura dos fogos que são proibidos”, reforçou Bergamin.
A Lei Municipal 4.997/2017 prevê que somente são permitidos os fogos silenciosos durante eventos na cidade de Araras. Já a Lei Estadual 17.389/2021 proíbe a soltura de fogos com estampido em São Paulo e estipula multa de 150 vezes a Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), aproximadamente R$ 5.100 para pessoas físicas e R$ 13.700 para empresas.