Comerciantes de Limeira (SP) receberam na terça-feira (24), Edgard Neto, consultor de negócios do Sebrae-SP e especialista em inovação no varejo. que ministrou a palestra “O impacto da inteligência artificial (IA) para o varejo”, na qual ele apresentou várias formas de usar a tecnologia para encurtar processos, além e mostrar como a IA pode ser uma espécie de “copiloto” para os negócios.
O evento apresentou e deu início à programação do “Loja do Futuro”, que ainda terá uma agenda de oficinas gratuitas e visitas a empresas nos próximos meses. promovido pelo Sebrae-SP, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio). Ele é inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas últimas edições das feiras internacionais NRF, de Nova York, e Euroshop, em Dusseldorf, na Alemanha (confira as oficinas abaixo).
Após essas palestras, a terceira fase do programa terá duas datas para a Missão Inova Olhar, que são visitas a empresas conceito em São Paulo. Elas acontecem em 22 de outubro e 6 de novembro. Durante essas viagens, os participantes terão a oportunidade de conhecer as tendências do mercado em grandes varejistas para implantar no seu negócio.
Edgard Neto, que já visitou edições anteriores da NRF Retail Big Show, a maior e mais tradicional feira de varejo do mundo, realizada em Nova York, compartilhou sua experiência internacional. A Loja do Futuro, segundo ele, é uma oportunidade para os empresários de Limeira se atualizarem sobre o tema. A trilha de capacitação do programa foi apresentada pela consultora de marketing do Sebrae-SP, Silmara Souza.
Durante a palestra, Edgar ressaltou a importância de traçar metas para atingir os objetivos e aumentar o faturamento, além de como a pandemia mudou a maneira de se relacionar e fazer negócios.
“O mundo mudou em duas ou três semanas. Quem decide agora é quem compra e o tempo de resposta é um indicador de caráter e de confiabilidade”, exemplificou. O palestrante também falou sobre a importância de os comerciantes pensarem na experiência do cliente ao comprar e como as ferramentas de inteligência artificial podem ajudar nesse aspecto, como um “copiloto”.
“A coisa mais importante para inclusão da IA em qualquer negócio é primeiro entender que ela vai ajudar nos processos. Em todos: pode ajudar na venda, no controle de estoque, na prospecção de clientes, na produção de conteúdo, na geração de legenda para as redes sociais, na robotização de mensagens, entre outros”.
PRÓXIMOS ENCONTROS
Os próximos encontros do programa Loja do Futuro também são gratuitos e acontecem no Sicomércio em Limeira, a partir do início de outubro. São eles:
• Faça do atendimento uma ótima experiência – 02/10, às 19h
• Palestra após a feira internacional ‘NRF Retail Big Show’ – 08/10, às 19h
• O novo jogo das redes sociais – 15/10, às 19h
Após essas palestras, a terceira fase do programa terá duas datas para a Missão Inova Olhar, que são visitas a empresas conceito em São Paulo. Elas acontecem em 22 de outubro e 6 de novembro. Durante essas viagens, os participantes terão a oportunidade de conhecer as tendências do mercado em grandes varejistas para implantar no seu negócio.