A Secretaria de Saúde de Limeira reforçou nesta terça-feira (21) a necessidade da vacinação contra gripe de grávidas e crianças menores de 6 anos. De acordo com levantamento da Divisão de Vigilância Epidemiológica, mais da metade do público infantil e de gestantes ainda precisa receber as doses. Até a última quinta-feira (16), a campanha havia alcançado 42.537 pessoas. O total inclui 8.477 crianças, o que corresponde a 44,6% da meta, e 1.196 gestantes – 44,4% da meta.
O secretário de Saúde, Vitor Santos, destacou a importância da vacinação para todos os grupos prioritários, incluindo grávidas e crianças. “As famílias devem levar as crianças menores de 6 anos até um dos 16 pontos de vacinação. A vacina é uma forma eficaz de prevenir internações e agravamentos de saúde. No caso das gestantes, tanto a mãe quanto o bebê estarão protegidos”, frisou.
Os grupos com indicação da vacina são: crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos (a partir de 60 anos), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema penitenciário, indivíduos privados de liberdade e pessoas com doenças crônicas.
A campanha segue até o dia 31. Para o procedimento, é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação. Pessoas com doenças crônicas devem levar receita com indicação do medicamento do qual fazem uso ou carta médica indicando a CID (Classificação Internacional de Doenças). A vacina é contraindicada para bebês menores de 6 meses e para pessoas que já apresentaram reações anafiláticas em aplicações anteriores ou após ingestão de ovo.
Confira os locais de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h.