O São Paulo tentará hoje um feito que ninguém conseguiu: eliminar o Flamengo no Maracanã após ter perdido o jogo de ida em casa. Recentemente, Corinthians na Copa do Brasil e Vélez Sarsfield na Taça Libertadores da América falharam nessa tentativa.
Flamengo e São Paulo se enfrentam às 21h45, no Rio de Janeiro. O Mengão venceu o jogo de ida por 3 a 1, no Morumbi, gols de João Gomes, Gabigol e Everton Cebolinha – Rodrigo Nestor descontou – e desta forma, poderá até perder por um gol de diferença. O Tricolor terá que vencer por três gols de diferença para decidir o título contra Corinthians ou Fluminense ou por dois para levar a decisão da vaga para as penalidades máximas.
Jandrei terá uma nova oportunidade para mostrar que pode ser um goleiro de confiança no São Paulo. O arqueiro perdeu espaço no time nos últimos três jogos após sucessivas falhas e a demonstração de certa insegurança na meta. Como Felipe Alves, novo dono da posição, já defendeu o Juventude e não pode jogar por outro time no torneio, Jandrei será o titular em um momento de desconfiança.
A baixa é Gabriel Neves. O volante tem uma lesão no joelho direito e segue a recuperação no Reffis. Felipe Alves, Marcos Guilherme, Nahuel Bustos e Nahuel Ferraresi não estão inscritos na Copa do Brasil e também são ausências.
O zagueiro Arboleda e o meia-atacante Nikão realizaram atividades no campo sob o comando da fisioterapia e ainda não reúnem condições de jogo.
No Mengão, Arrascaeta (incômodo no púbis) e Everton Ribeiro (indisposição) trabalharam normalmente com o elenco e não serão problemas para a partida. Dorival Júnior terá força máxima.
O São Paulo disputa a Copa do Brasil desde o início. Na primeira fase, em jogo único, eliminou o Campinense com um empate sem gols em Campina Grande, na Paraíba.
Na segunda fase, o Tricolor despachou o Manaus, no Morumbi, com uma vitória por 2 a 0. Na terceira fase o adversário foi o Juventude. O time paulista empatou por 2 a 2, em Caxias e venceu por 2 a 0, na Arena Barueri.
Nas oitavas de final o São Paulo disputou o clássico contra o Palmeiras, vencendo por 1 a 0, no Morumbi e perdendo no Allianz Parque por 2 a 1. Nos pênaltis deu Tricolor.
Motivado, o time de Rogério Ceni encarou o América/MG nas quartas de final. O Tricolor fez 1 a 0, no Morumbi, gol de Luciano e empatou no Estádio Independência por 2 a 2, com dois gols de Luciano.
O Flamengo por sua vez, entrou direto na terceira fase por estar disputando ao mesmo tempo a Taça Libertadores da América.
O time de Dorival Júnior eliminou o Altos, vencendo por 2 a 1, fora de casa e ganhando no Maracanã por 2 a 0. Depois, passou pelo Atlético/MG, perdendo no Mineirão por 2 a 1 e vencendo no Maracanã por 2 a 0.
Já nas quartas de final, o Mengão travou um duelo interessante com o Athletico. Empatou sem gols no Rio de Janeiro e venceu por 1 a 0, na Arena da Baixada, com direito a um golaço de bicicleta de Pedro.
Segue o tabu pessoal de Rogério Ceni, que enfrentou o Flamengo nove vezes como treinador e perdeu as nove: cinco pelo São Paulo, três pelo Fortaleza e uma pelo Cruzeiro.
São Paulo e Flamengo já se enfrentaram 111 vezes. O Tricolor venceu 43, o Mengão 37 e foram 31 empates. O time paulista marcou 176 gols, 23 a mais que o rival carioca.
Flamengo x São Paulo
Flamengo – Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro. Técnico – Dorival Júnior.
São Paulo – Jandrei, Igor Vinicius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson e Patrick; Luciano e Calleri. Técnico – Rogério Ceni.
Árbitro – Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Local – Maracanã, 21h45.