Ponte Preta e Santos se enfrentam hoje, às 20h, no Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista.
Com quatro pontos de 12 possíveis, a Macaca busca a segunda vitória seguida no Paulistão, após ter vencido o Botafogo por 1 a 0, em Ribeirão Preto, antes da paralisação do torneio.
Por outro lado, o time campineiro vem de uma eliminação precoce na Copa do Brasil. Após empatar com o Criciúma por 1 a 1, em Santa Catarina, o time paulista perdeu nos pênaltis por 5 a 4.
Hoje, a Ponte está atrás da Ferroviária, com dez pontos e cinco jogos, e do São Paulo, com 16 pontos em sete partidas. O São Bento, que ocupa a lanterna da chave, tem três pontos em seis jogos.
O Santos vem de um empate sem gols com o Botafogo, na Vila Belmiro, pelo Paulistão. O técnico Ariel Holan colocou um time completamente reserva, pois na terça-feira, o Peixe passou apertado contra o San Lorenzo, em Brasília. Empatou por 2 a 2, graças ao goleiro João Paulo, e garantiu uma vaga na fase de grupos da Libertadores.
Muito provavelmente, o Santos atue com o time titular hoje e entre com os reservas, domingo às 20h, contra a Inter de Limeira, na Vila Belmiro, pois na terça-feira faz a sua estreia na fase de grupos da Libertadores contra o Barcelona/EQU, também em casa.
O Santos terá uma maratona de pelo menos 13 jogos em 40 dias, somando as disputas de Campeonato Paulista e Libertadores. E esse número pode aumentar se o Peixe se garantir no mata-mata do Estadual, podendo chegar a 17 partidas no período caso o time comandado por Ariel Holan chegue até a final, marcada para o dia 23 de maio.
O Peixe fará clássicos contra Corinthians (dois dias antes de enfrentar o Boca Juniors no Bombonera) e Palmeiras (dois dias depois de encarar a altitude de La Paz no duelo contra o The Strongest).
Árbitros
A Conmebol divulgou os árbitros da primeira rodada da Taça Libertadores da América. A estreia do Santos, diante do Barcelona-EQU, no dia 20, na Vila Belmiro, terá o uruguaio Andrés Matonte no apito.
O São Paulo, que volta à competição dois anos depois, também terá arbitragem uruguaia: Andrés Cunha.
Flamengo e Internacional terão árbitros colombianos no comando da partida. Wilmar Roldán comandará o Mengão diante do Velez Sarsfield, na Argentina. Já Nicolás Gallo atuará no confronto do Colorado contra o Always, na Bolívia.
Atual campeão, o Palmeiras estreia no torneio continental no dia 21, diante do Universitário-PER. A partida contará com o arbitro Christian Ferreyra, uruguaio de 43 anos.
De volta à Libertadores depois de ficar fora da edição passada, o Atlético-MG estreia, também, na próxima quarta-feira contra o Deportivo La Guaíra, na Venezuela, e terá no comando do apito o argentino Facundo Tello.
O Fluminense fecha a participação das equipes brasileiras na primeira rodada na quinta-feira, em duelo contra o River Plate, no Maracanã. Com Roberto Tobar no apito, árbitro da final da Libertadores de 2019, a partida será a única com arbitragem chilena.
Ponte Preta x Santos
Ponte Preta – Ygor Vinhas; Apodi, Luizão, Ruan Renato e Yuri; Barreto, Dawhan e Camilo; Niltinho, Moisés e João Veras. Técnico – Fábio Moreno.
Santos – João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Ivonei e Gabriel Pirani; Marinho, Marcos Leonardo e Soteldo. Técnico – Ariel Holan.
Árbitro – Flávio Rodrigues de Souza.
Local – Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, às 20h.