Autoridades ucranianas informaram que um ataque russo atingiu nesta quarta-feira (9), um hospital infantil e a maternidade em Mariupol, cidade portuária no sudeste da Ucrânia.
Imagens divulgadas no perfil oficial do Twitter do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia mostram a fachada de um prédio destruída. “Hoje, a Rússia bombardeou um hospital infantil e uma maternidade em Mariupol”, acusa o Ministério.
Today, Russia shelled a Childrenʼs hospital and a Maternity hospital in ?Mariupol.#closeUAskyNOW #StopRussianAggression#Russia pic.twitter.com/tTu7AAGhoD
— MFA of Ukraine ?? (@MFA_Ukraine) March 9, 2022
Segundo Pavlo Kyrylenki, governador da região onde fica a cidade, no ataque morreram 17 pessoas, entre elas, mulheres que já estavam em trabalho de parto.
Mariupol está cercada por tropas russas há dias, entretanto, havia um acordo para um cessar-fogo de 12h nesta quarta-feira, que deveria servir para que civis pudessem ser retirados da cidade.
A Ucrânia já havia acusado a Rússia de haver quebrado o cessar-fogo para impedir a retirada de civis que estavam sem saída em Mariupol. A Cruz Vermelha descreveu a situação na cidade como apocalíptica.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tuitou imagens relacionadas ao incidente e declarou: “Atrocidade! Por quanto tempo mais o mundo será cúmplice ao ignorar o terror?”.
Mariupol. Direct strike of Russian troops at the maternity hospital. People, children are under the wreckage. Atrocity! How much longer will the world be an accomplice ignoring terror? Close the sky right now! Stop the killings! You have power but you seem to be losing humanity. pic.twitter.com/FoaNdbKH5k
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 9, 2022
A Rússia ainda não se pronunciou sobre as acusações.