Uma ocorrência que mais parecia com cenário de filme de ação policial foi registrada na noite desta segunda-feira (29) em Limeira (SP). De um lado, dois criminosos fugindo da Guarda Civil Municipal (GCM), atirando contra a equipe, e de outro integrantes de uma viatura da Guarda tentando fazer os dois pararem o carro que eles haviam roubado 15 minutos antes e revidando aos disparos.
É um período de tempo muito curto mas que, para quem presenciou, teve a impressão de durar uma eternidade. Sem contar que, durante a fuga, eles entraram na contramão numa avenida do Jardim Alvorada e bateram num Corsa ferindo a passageira. Ao final, os dois foram presos após GCMs revidarem aos tiros disparados por eles e o carro da vítima ficou repleto de perfurações.
O roubo aconteceu às 23h10, na rua Leandro Castelar, Jardim Piratininga, em Limeira (SP). A vítima, um homem de 26 anos, contou na delegacia que parou o veículo – um Renault Kwid branco – na frente de sua casa e, enquanto apanhava seus pertences dentro do carro, dois homens que, segundo ele, surgiram do nada, e lhe apontaram uma arma.
Ao que a vítima saiu do carro, os dois criminosos, demonstrando serem bastante abusados, perguntaram se o aparelho celular dela era Iphone. Diante da resposta que era, eles falaram que não lhes interessava. Os dois entraram no veículo e fugiram sentido Jardim Belinha Ometto.
Segundo a vítima, os dois estavam a pé, sendo um de pele mais clara e o outro mais moreno. O mais claro, de acordo com o dono do carro, usava aparelho nos dentes e que foi ele quem assumiu a direção do carro. O comparsa sentou-se no banco de trás.
Às 23h25, uma equipe da GCM, que estava pelas proximidades, recebeu via Central 153 o comunicado sobre o roubo. Não demorou muito e os guardas viram o carro trafegando pela Via Luiz Vargas, próximo ao Estádio do Limeirão. Na tentativa de abordagem, o criminoso pisou ainda mais no acelerador empreendendo fuga. Com sirene e giroflex acionados, os guardas foram atrás.
A equipe do Rápido No Ar esteve no local da prisão da dupla e, segundo o que apurou, os bandidos passaram por várias ruas do Jardim Alvorada, onde houve o primeiro disparo feito por um deles e os guardas revidaram. Ainda neste bairro houve outro disparo e os GCMs também atiraram.
Um dos guardas observou que, cada fez que o condutor do Renault Kwid fazia uma conversão à direita, o criminoso que estava no banco de trás encontrava um ângulo fácil para atirar contra a equipe. No que diz respeito ao revide, a GCM atirou 15 vezes. Mesmo assim, os marginais continuavam em fuga.
Em determinado instante, o ladrão que estava ao volante invadiu a avenida Pedro Elias na contramão e bateu num Corsa, ocupado por um casal, deixando a mulher ferida. Consta que a preferencial era do Corsa. De repente, os criminosos abandonaram o carro roubado e continuaram a fuga a pé.
O primeiro a ser preso, pelo GCM Breno, foi o passageiro que portava uma réplica de arma de fogo (tipo Airsoft). Ele foi logo confessando ter participado do roubo, mas disse que “não judiou de ninguém”. Em seu bolso havia R$ 32 e algumas moedas.
Nas proximidades, o GCM Alex prendeu o bandido que dirigia o Kwid e que disse ter praticado o assalto para quitar uma dívida de R$ 200. No Plantão Policial de Limeira foi expedida requisição para exame de perícia nas armas dos guardas, a passageira do Corsa não teve como prestar depoimento porque permaneceu internada na Santa Casa e os autores do roubo permaneceram à disposição da Justiça.
A arma usada pelos criminosos, segundo a polícia, não foi localizada.