Nesta quinta-feira (8) o prefeito do Rio de Janeiro, Marcello Crivela, anunciou a construção de um novo autódromo em um terreno cedido pelo Exército Brasileiro, no Bairro de Deodoro, na Zona Norte da cidade. Segundo Crivela, a escolha do nome que homenageia o piloto, foi sugestão do presidente Jair Bolsonaro.
Após nossa vitória nas eleições, a Fórmula 1, que iria embora do Brasil, decidiu não só permanecer, mas também construir um novo autódromo no RJ, que terá o nome do ídolo Ayrton Senna. Com isso, milhares de empregos serão criados, beneficiando a economia e a população do estado.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 8 de maio de 2019
O projeto do circuito foi apresentado à Prefeitura do Rio por um grupo que tem, entre outros, o arquiteto alemão Hermann Tilke, conhecido por criar circuitos para a Fórmula 1. Todo investimento será da iniciativa privada.
Ao mesmo tempo, com o apoio do prefeito, houve a tramitação necessária para que o projeto fosse adiante. A construção do autódromo também recebeu a chancela do governador do Rio, Wilson Witzel.
Na manhã de hoje, depois de uma solenidade para homenagear os Pracinhas da Segunda Guerra Mundial, Bolsonaro, Crivella e Witzel assinaram um termo de compromisso para a construção do autódromo.