Um recém-nascido foi encontrado com sinais de hipotermia em um terreno baldio em Sertãozinho, interior de São Paulo. A criança estava envolta em um lençol, ainda com o cordão umbilical, de acordo com o Boletim de Ocorrência.
O menino foi encontrado pelo morador de uma casa ao lado do terreno, na Rua Edson Aparecido Pinheiro, no bairro Águas do Engenho, na tarde desta segunda-feira (23).
A Polícia Militar foi acionada e os militares encaminharam a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na sequência, ela foi levada para a Santa Casa, onde está internado no berçário e deve ficar em observação.
A médica pediatra Nathalye Lemos, responsável pelo primeiro atendimento ao bebê, relatou que o fato dele ter sido encontrado com o cordão umbilical, indica que o parto havia acontecido há algumas horas. Ela afirma que o bebê chegou “roxinho de frio”.
“Quando a técnica aqueceu o bebê, ele ficou corado, começou a respirar tranquilo, a gente percebeu que ele estava com uma glicose boa. A nossa maior preocupação é que sem aquecer o peito, ele poderia entrar em coma”, disse a técnica de enfermagem Débora Gomes Ferreira.
Segundo o Boletim de Ocorrência, o Conselho Tutelar foi chamado e o bebê ficará sob os cuidados do órgão quando receber alta.
Em nota, a Prefeitura de Sertãozinho disse que o Conselho Tutelar ainda não recebeu a visita de nenhum responsável pelo menino. Caso a situação permaneça a mesma, a criança será encaminhado para a adoção.
Se a mãe do bebê for identificada, ela pode responder por abandono de incapaz, segundo o delegado Targino Osório, responsável pela investigação do caso. “Só o abandono já é um crime, se ocorreu uma lesão corporal ou uma morte, piora a situação”, disse.