1 – PF deflagra operação contra desvio de recursos nas obras do Rodoanel
A Polícia Federal (PF) deflagra hoje (21) a Operação Pedra no Caminho, que apura desvio de recursos públicos nas obras do trecho norte do Rodoanel, em São Paulo. São cumpridos 15 mandados de prisão temporária e 51 mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Carapicuíba, Arujá, Bofete, Ribeirão Preto e São Pedro, além de Marataízes e Itapemirim, no Espírito Santo.
2 – ‘Taxa de juros de 6,5% não é sustentável no médio prazo’, diz ex-presidente do BC
Apesar de a inflação estar sob controle, o Comitê de Política Monetária (Copom) poderá ter de antecipar um ciclo de aperto monetário já nas suas próximas reuniões devido às pressões cambiais, segundo o ex-presidente do Banco Central Carlos Langoni. Uma decisão de alta dos juros, porém, deverá ter efeitos negativos na economia, admite. “É uma escolha de Sofia”, diz. De acordo com o economista, os efeitos da Selic a 6,5% estão se esgotando e já não restam mais ferramentas para impulsionar a atividade econômica.
[sg_popup id=”8″ event=”onload”][/sg_popup]
3 – SP regula troca de dívida ativa por quitação de precatório
A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, 20, projeto de lei do Executivo que regulariza a compensação de débitos com o Município (dívida ativa) por meio da quitação de precatórios. Assim, cidadãos e empresas inscritos na dívida ativa (que devem à cidade) poderão usar os precatórios – dívidas que a Prefeitura foi obrigada a pagar por ordem judicial – para abater esses débitos.
4 – Ex-diretores da Petrobrás e Dilma viram réus na CVM
A ex-presidente Dilma Rousseff se tornou ré em processo sancionador – sujeito à punição – da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ela e 11 ex-conselheiros e ex-diretores da Petrobrás são acusados de não cumprir seus deveres na administração da companhia. Segundo dados do site da CVM, o processo foi instaurado a partir das investigações sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006. A operação foi um dos pontos de partida da Lava Jato. O inquérito foi instaurado em 2014 após as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal apontarem indícios de fraude na compra.
5 – Copa tem hoje rodada decisiva para peruanos e argentinos
Dois confrontos do grupo C e um do Grupo D marcam a rodada desta quinta-feira (21) da Copa do Mundo Rússia 2018: Dinamarca contra a Austrália, às 9h, em Samara; e França e Peru, às 12h, em Ecaterimburgo. No oitavo dia de Copa do Mundo tem ainda um jogo decisivo para a seleção argentina, no Grupo D. O time de Messi precisa vencer a Croácia para manter as chances de classificação para a próxima fase. Pressionada, a Argentina enfrenta o adversário teoricamente mais difícil.
Dias 9 e 10