A Neoenergia Elektro soou o alerta neste Maio Amarelo para um problema recorrente e perigoso: a colisão de veículos contra postes da rede elétrica, que já provocou 926 quedas de postes em 2025, nas cidades atendidas pela concessionária no estado de São Paulo. O número representa uma média de 7,8 acidentes por dia, com consequências que vão desde a falta de energia até o risco de morte por choque elétrico.
Somente em Limeira, foram 17 ocorrências de janeiro a abril, que impactaram mais de 2.700 consumidores com a interrupção do fornecimento de energia. Em Mogi Guaçu, o número chegou a 23, o dobro do registrado no mesmo período de 2024.
Cada colisão contra poste demanda horas de trabalho das equipes, que precisam substituir a estrutura, reconstruir redes e restabelecer o sistema. Em casos mais graves, é necessário esperar a perícia da Polícia Civil antes do início dos reparos, o que prolonga ainda mais a interrupção.
Fios no chão: fique dentro do carro
Em caso de acidente com poste, a orientação da Neoenergia Elektro é que os ocupantes do veículo permaneçam dentro do carro e não toquem nas partes metálicas. A queda de fios energizados sobre o veículo ou na rua oferece alto risco de choque elétrico fatal. A empresa recomenda que, nesse tipo de situação, se acione o Corpo de Bombeiros (193) e a própria Neoenergia Elektro pelo 0800 701 0102.
Além do risco, o condutor que provocar a queda de poste pode ser responsabilizado pelos danos, cujo custo médio gira em torno de R$ 3 mil, incluindo poste, fiação e equipamentos da rede danificados.
Como evitar acidentes com postes
A Neoenergia reforça dicas simples que podem evitar tragédias:
-
Respeitar a sinalização e os limites de velocidade;
-
Evitar o uso de celular ao volante;
-
Não dirigir sob efeito de álcool ou remédios;
-
Manter manutenção em dia (freios, pneus e faróis);
-
Dirigir descansado, evitando o sono ao volante.
O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização que alerta para a responsabilidade de todos no trânsito. E quando se trata da rede elétrica, um simples descuido pode trazer grandes prejuízos — e consequências irreversíveis.