Quarta-feira, 20 de setembro – Cinco notícias para começar o dia bem informado

1 – Câmara rejeita PEC que criava “distritão” para eleições de 2018
A Câmara dos Deputados rejeitou o trecho da proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelecia o voto majoritário (conhecido como distritão) para as eleições de 2018 e 2020 e, a partir de 2022, criava o sistema distrital misto, que combina voto majoritário e voto em lista preordenada pelos partidos nas eleições proporcionais.

2 – Autoridades ampliam para 149 número de mortos pelo terremoto no México
As autoridades do México subiram para 149 o número de mortos pelo terremoto de magnitude 7,1 que atingiu, ontem (19), o centro do país, enquanto que os serviços de emergência continuam com os trabalhos de resgate nas regiões afetadas. “Correção, até o momento estão confirmadas 149 mortes”, escreveu o coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, em sua rede social, minutos depois de seu escritório ter divulgado que seriam 196 mortos. As informações são da agência de notícias EFE.

3 – Câmara adia votação de PEC que acaba com coligações em eleições proporcionais
Devido à obstrução da maioria dos partidos, os deputados não concluíram, nesta madrugada, a votação do projeto da reforma política que acaba com as coligações nas eleições proporcionais e cria a chamada “cláusula de barreira”, que gradativamente acaba com os partidos nanicos.

4 – Itamaraty divulga nota expressando solidariedade ao povo mexicano após terremoto
O governo brasileiro lamentou na noite de hoje (19) “com profunda consternação” os estragos causados pelo violento terremoto que atingiu nesta terça-feira o México, provocando a morte de mais de uma centena de pessoas. Em nota, o Itamaraty informou nao ter, até o momento, registro de cidadãos brasileiros entre as vítimas. No documento, a diplomacia brasileira transmitiu condolências às famílias das vítimas e expressou solidariedade ao povo e ao governo do México.

5 – Santos, Grêmio e Botafogo tentam ir à semifinal da Libertadores
Santos x Barcelona de Guiaquil e Grêmio x Botafogo são jogos decisivos para os três times brasileiros pela Taça Libertadores, na noite desta quarta-feira (2): na melhor das hipóteses, dois deles seguirão na disputa, classificados para as semifinais e, na pior, apenas um irá adiante, em mais uma etapa da luta pelo título.

Compartilhe!