Moradores de Hortolândia fizeram um protesto em frente a uma creche no Jardim Novo Estrela nesta quarta-feira (5). Um grupo ainda tentou linchar um cuidador, que é acusado de abusar sexualmente de duas crianças de dois anos.
A manifestação foi realizada na Avenida José Augusto de Araújo em frente ao portão da creche. No local foram queimados pneus e um grupo mais exaltado ainda tentou invadir a unidade, mas foram contidos pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Os protestos acontecem após duas mães procurarem a delegacia e alegarem que um funcionário estaria abusando das crianças. Uma das mães relatou ao delegado que a criança teria contato a ela que o acusado teria dado banho nela nu e tocando em suas partes íntimas. A mãe ainda que teria comentado com outros pais e uma avó de outra criança, que também afirma ter ouvido algo parecido da neta.
As crianças fizeram exames no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e o médico constatou no laudo que não havia sinais de abuso. Como não há provas materiais, será feita uma averiguação e as crianças serão encaminhadas para novo exame no Instituto Médico Legal (IML). Os pais relatam que o abuso aconteceu há um mês.
O funcionário estava de férias e voltou a trabalhar nesta semana e em depoimento ele nega qualquer acusação. Segundo ele, os cuidadores não dão banho nas crianças e que eles ficam apenas no pátio. Funcionários da creche confirmam a versão dele e ainda contam que existe dois cuidadores do sexo masculino e que nenhum deles dá banho nas crianças.