Corinthians e Internacional se enfrentam hoje, às 19h, na Néo Química Arena, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo terá transmissão do Premiere (pay-per-view).
O Timão caiu para a 18ª posição após a vitória do Fluminense sobre o Cruzeiro por 1 a 0. Entretanto, ainda é possível que a equipe alvinegra deixe a zona de rebaixamento ainda nesta rodada.
O time de Ramón Díaz entra em campo já conhecendo o resultado da partida entre Atlético/MG e Vitória. Caso a equipe baiana vença, o Corinthians não sai do Z-4, mesmo se conquistar três pontos. É preciso, portanto, que o time mineiro seja o vencedor, ou que os dois empatem – fazendo com que o Vitória fique com 28 ou 29 pontos, respectivamente.
Além disso, é claro, o Corinthians precisa vencer o Internacional. Assim, chegaria a 31 pontos e ficaria em 16º. O Vitória cairia para 18º, e o Fluminense, que deixou o Z-4, em 17º.
Se o Corinthians bater o Internacional, mas o Vitória superar o Atlético-MG, o time baiano chega a 31 pontos e 9 vitórias, contra 31 pontos e 7 vitórias da equipe alvinegra. Assim, o time paulista ficaria em 17º, e o Fluminense (que tem 30) em 18º.
Restam 10 jogos para o Corinthians até o fim do Campeonato Brasileiro. Segundo projeção do Estadão, o time fará 17 pontos nas partidas restantes, chegando a 45. O número é apontado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com menos de 1% de risco de rebaixamento, com 0,744%.
O Corinthians voltou do Maracanã com mais de um problema. Além da derrota no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, por 1 a 0 para o Flamengo, o clube ainda viu o jovem volante Ryan fraturar o pé. O tempo estimado de recuperação é de até oito semanas.
Ryan, de 21 anos, se contundiu antes do gol de Alex Sandro. No lance, ele aparece correndo com dificuldades e não consegue dar o combate a Bruno Henrique antes do passe ao lateral, que surpreendeu o goleiro Hugo ao finalizar a jogada. Ryan é o terceiro volante fora da temporada, já que Alex Santana e Maycon também sofreram graves lesões e só voltam em 2025.
O Corinthians terá Breno Bidon, Jose Martínez e Charles no meio de campo, com Rodrigo Garro na armação. Yuri Alberto será o centroavante, mas Ramón Diaz ainda definirá quem será seu parceiro com a suspensão de Romero. O técnico ainda não terá Fagner e André Ramalho, expulsos no clássico contra o São Paulo.
Depois de um começo irregular, Roger Machado encontrou a boa fase no Internacional. O clube gaúcho está há oito jogos sem perder no Brasileirão. São seis vitórias nesse recorte, com o time na 7ª posição da tabela. Com a melhora na campanha, o Colorado voltou a sonhar com uma vaga na próxima Libertadores.
Para enfrentar o Timão, Roger não conta com três jogadores. Gabriel Mercado passará por cirurgia e não atua mais em 2024. Rafael Borré e Agustin Rogel sofreram lesões musculares e são desfalques certos. Clayton Sampaio e Enner Valencia seguirão como titulares. Por fim, Fernando cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Em 87 partidas disputadas até hoje entre as equipes, são 27 vitórias do Corinthians, 22 do Inter e 38 empates. No confronto mais recente, dia 19 de junho, pelo Brasileirão, o Colorado ganhou por 1 a 0, atuando em Florianópolis, gol de Wesley.
Corinthians x Internacional
Corinthians – Hugo Souza; Matheuzinho, Cacá, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Jose Martínez, Charles, Breno Bidon (André Carrillo) e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico – Ramón Díaz.
Internacional – Rochet; Bruno Gomes, Vitão, Clayton Sampaio e Bernabei; Rômulo, Thiago Maia, Gabriel Carvalho e Alan Patrick; Wesley e Enner Valencia. Técnico – Roger Machado.
Árbitro – Lucas Paulo Torezin (PR)
Local – Néo Química Arena, às 19h.