O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), o vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, recebeu na manhã desta segunda-feira (13), a visita de integrantes do projeto GCEP – Guarda Civil Educação é Prevenção -, sob a coordenação do subinspetor Narzi Alves Novaes, ao lado dos guardas Gislene Diorio e Marblex Almeida, que apresentaram a nova fase do programa, com o reforço de música e a utilização de um boneco, em peças publicitárias devidamente preparadas para dinamizar a continuidade de ações perante alunos das escolas de ensino fundamental.
Nos encaminhamentos da reunião, o presidente Wagnão anunciou que agendará reunião com o prefeito municipal Luciano Almeida (PP), além de reforçar convite junto ao comandante da Guarda Municipal, Sidney Nunes, para avaliar o respaldo que o município poderá desencadear perante um programa de prevenção que há mais de 11 anos presta relevantes serviços perante a formação das crianças e jovens.
A criação de uma lei municipal que garanta o futuro do programa também constará da agenda com o prefeito municipal, onde a Câmara ainda se colocará como colaboradora do projeto, além de reforçar parcerias e intercâmbio entre órgãos governamentais e iniciativa privada. “O projeto tem todo o meu apoio, visando atingir um maior número de pessoas”, destacou o presidente Wagnão.
O coordenador do programa, subinspetor Narzi Novaes discorreu sobre o surgimento desta iniciativa perante a Guarda Civil Municipal, sendo que até hoje foram mais de 1.000 palestras preventivas nas escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde também já foi possível a confecção de materiais publicitários, a exemplo de cartilhas e cadernos que hoje somam mais de cinco mil exemplares.
“A continuidade do programa, para mim, representa vida e saúde”, ressaltou o subinspetor, ao também destacar que o programa nasceu dentro da Corporação, mediante curso de 40 a 50 horas voltado aos guardas.
GCEP – O programa foi criado em 2012, pela Guarda Civil Municipal, para capacitar crianças do quinto ano do ensino fundamental das escolas municipais de Piracicaba, tendo como objetivo orientar e discutir com os alunos temas ligados às questões sociais.
No curso são abordados, de forma lúdica, os malefícios causados pelo alcoolismo, violência doméstica, bullying, gravidez na adolescência, uso das drogas e as consequências do mau uso da internet. Os pais também recebem a cartilha para que possam orientar seus filhos em casa, pois, o objetivo é tornar os alunos em agentes mirins da prevenção.
Os guardas municipais Sara Roberta, Luiz Donizete (Pampa), Ariane Bragion e, Daniel Ramalhão integram o GCEP. O assessor jurídico da presidência da Câmara, Filipe Vieira, também participou da reunião.