Para intensificar ações preventivas contra incêndios florestais e queimadas, a Prefeitura de São Pedro (SP), por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, realiza divulgação da campanha “Serra Queimada, Vida Apagada” em várias frentes.
Iniciada em 2022, a campanha é uma iniciativa conjunta dos municípios de São Pedro, Torrinha (SP) e Santa Maria da Serra (SP). Motivada pelos incêndios que afetaram a região da Serra do Itaqueri, em 2021, essa ação intermunicipal visa conscientizar moradores e visitantes sobre a importância da prevenção e dos cuidados necessários para evitar novas ocorrências de fogo.
A Operação São Paulo Sem Fogo, que integra o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, divide a estratégia de combate ao fogo em três fases para mitigar os danos.
A Fase Verde, de janeiro a março e de novembro a dezembro, concentra-se no planejamento e na prevenção para o ano seguinte. A Fase Amarela, em abril e maio, prioriza ações preventivas, treinamento e revisão de planos. Atualmente, a Fase Vermelha, que ocorre de junho a outubro, foca no combate efetivo ao fogo e na fiscalização, além de reforçar campanhas educativas e de conscientização.
O coordenador de Meio Ambiente de São Pedro, Rogério Bosqueiro Júnior, enfatiza a importância da prevenção contra incêndios florestais e queimadas na região. “Estamos desenvolvendo diversas iniciativas, como campanhas educativas e treinamentos para a comunidade. A prevenção é crucial, pois os danos ao Meio Ambiente e à saúde pública causados pelos incêndios são graves e, muitas vezes, irreversíveis. Além da destruição de habitats e da perda de biodiversidade, a poluição do ar e os riscos para a saúde respiratória dos moradores são preocupações que queremos evitar a todo custo”.
Ele ressaltou ainda a colaboração com outras entidades e órgãos governamentais para fortalecer as estratégias de prevenção e garantir uma resposta rápida a possíveis focos de incêndio.
A campanha promove uma série de ações de comunicação para alertar a população de São Pedro sobre os perigos e os impactos dos incêndios florestais. Placas informativas foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, complementadas por faixas e outdoor para maximizar a visibilidade da mensagem.
Além disso, foram produzidos vídeos de conscientização em busca de alcançar um público diversificado. Também em locais de grande aglomeração como a tradicional Festa de São Pedro deste ano estão sendo feitas inserções específicas da campanha para potencializar a conscientização entre a população local e turistas.
A iniciativa inclui ainda a distribuição de panfletos educativos nos bairros do município com apoio dos agentes comunitários de saúde, que passaram por treinamento. Informativos estão sendo distribuídos em estabelecimentos comerciais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e prédios públicos para garantir que a mensagem chegue a todos os cantos da cidade.
ORIENTAÇÕES – Os materiais da campanha destacam ações que podem provocar incêndios florestais, como soltar balões, fazer fogueiras, descartar pontas de cigarro acesas, queimar lixo, queimar galhos e folhas e acender velas em locais próximos à vegetação.
A campanha lembra ainda que queimada é crime e de acordo com o Código de Postura de São Pedro, “não é permitido, a quem quer que seja, atear fogo em pastagens, palha ou mato”.
Denúncias podem ser feitas pelo 153, telefone da Defesa Civil; 3481-9260, número da Coordenadoria de Meio Ambiente, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h e em caso de necessidade de combate a incêndios, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193.