A Prefeitura de Iracemápolis (SP), por meio da Secretaria de Saúde, realizou a primeira reunião da Sala de Situação da Dengue de 2026, espaço estratégico de planejamento, monitoramento e tomada de decisões para o enfrentamento da doença no município.
Durante o encontro, foi apresentado o cenário da dengue em 2025, além da definição do protocolo de assistência ao paciente e das ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano.
O encontro contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Ralf Silva, e representantes da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica de Saúde, Departamento de Compras e Almoxarifado, Pronto Socorro, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, reforçando a importância do trabalho integrado entre os setores.
A equipe de Vigilância Epidemiológica apresentou os dados epidemiológicos referentes ao ano de 2025 e alertou para a baixa adesão à vacinação contra a dengue, destinada ao público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. Os bairros com maior incidência de Dengue foram o Aquarius, com 111 notificações confirmadas, o Centro com 52 casos e o Lazaro Honório, com 44.
A diretora de Vigilâncias em Saúde, Vivian Graziela da Silva, reforçou que a forma mais eficaz de combater as arboviroses — dengue, zika e chikungunya — é impedir o nascimento do mosquito por meio da eliminação de focos e criadouros do Aedes aegypti. “O combate à dengue é uma responsabilidade de todos. É fundamental que a população mantenha os quintais limpos e procure as unidades de saúde para vacinar quem faz parte do público-alvo”, destacou.




