Nem bem começou o Paulistão e o clima já é tenso para Ponte Preta e Internacional. Os dois times começaram muito mal a competição e fazem um duelo com caráter decisivo hoje, às 16h, no Moisés Lucarelli, pela terceira rodada. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar e Melhor FM 82,9.
Neste momento, os times só olham para a zona do rebaixamento e só querem a vitória para ter uma tranquilidade maior. A Inter perdeu para a Portuguesa por 3 a 2, de virada, no Limeirão e no meio de semana foi derrotada, também de virada, para o Palmeiras e curiosamente, pelo mesmo placar.
Se o ataque deste ano é bem melhor, com quatro gols em dois jogos, igualando a marca atingida em 14 jogos do ano passado, a defesa por sua vez vem dando uma enorme dor de cabeça no técnico Júnior Rocha. Já são seis gols sofridos.
Cansado de ver as falhas individuais, o treinador decidiu mexer na defesa.
Em relação a derrota para o Verdão, só Zé Mário estará em campo hoje. No gol, Max Walef foi liberado pelo departamento médico após passar por exames. Ele teve um problema na vista, que o impediu de atuar no Allianz Parque. O menino Jonathan, de 19 anos, que substituiu o lesionado Zé Carlos (fratura no antebraço), ficará como opção no banco de reservas.
Na lateral-direita, Júnior Rocha testou JP Galvão no lugar de Felipe Albuquerque. O titular vem decepcionando na marcação, enquanto o ex-jogador do Botafogo/RJ agradou no segundo tempo contra o Palmeiras.
A dupla de zaga será nova. O capitão Diego Jussani foi barrado e Gui Mariano, que veio da Matonense, terá sua primeira chance. Ao seu lado jogará Matheus Mancini, que vestiu a camisa da Inter no Paulistão de 2022. Ele vem de um acesso com o Criciúma para a Série A.
Mancini entra na vaga de Maurício, expulso no meio de semana. Sendo assim, o zagueiro Emerson Santos, campeão da Taça Libertadores de 2020 com o Palmeiras, seguirá como primeiro volante, dando mais liberdade para Lucas Buchecha e Gustavo Buchecha.
No ataque, o centroavante Rafael Silva, que sentiu uma fisgada na coxa direita, passou por testes e treinou normalmente. Vai para o jogo em Campinas. Everton Brito, que pediu para ser substituído contra o Palmeiras para evitar uma lesão, passou os últimos dois dias no departamento médico e está pronto para jogar.
Júnior Rocha ganhou uma boa opção para o meio de campo. Para o lugar do volante João Paulo, que precisará passar por cirurgia em razão do rompimento do ligamento cruzado na partida contra a Lusa, a Inter inscreveu Lima. O também volante vem por empréstimo do Guarani. O jogador disputou o Paulistão de 2022 pelo Leão e fez gol no empate contra o Mirassol. O jogador não estava sendo utilizado pelo técnico Umberto Louzer.
A Ponte Preta iniciou a temporada com um empate com o Mirassol por 1 a 1, em Campinas. Na sequência, perdeu para o Santos por 3 a 1, ficando na lanterna do Grupo B, com um ponto, atrás de Palmeiras, Água Santa e do rival Guarani.
O técnico João Brigatti sempre dá preferência para a manutenção da mesma formação. Mas vai promover uma mudança com a volta do meia Elvis, que só atuou no segundo tempo na Vila Belmiro. Ele foi poupado para ter condições totais diante da Inter. Gabriel Santiago volta para o banco e Iago Dias segue fora com o tornozelo direito machucado.
Confrontos
A Inter tem apenas três vitórias em 28 jogos contra a Ponte Preta no Moisés Lucarelli.
A primeira vez foi em 16/09/1979, pelo placar de 1 a 0, gol de Elói. A segunda foi registrada em 12/10/1985, por 3 a 1, gols de João Luís, Tato e João Batista. Já a última vez foi no Paulistão de 2021, com Thiago Carpini. O Leão fez 1 a 0 com Roger Silva, na chamada “lei do ex”, interrompendo uma sequência de oito vitórias seguidas da Macaca no confronto.
O último encontro no Majestoso foi no Paulistão de 2022. Sob o comando de Vinícius Bergantin, a Inter ficou no 2 a 2 com a Ponte Preta. Xandão, de cabeça, e Ronaldo, de pênalti, marcaram os gols leoninos. Lucca, hoje no Novorizontino, empatou no fim para o time da casa.
Em 28 confrontos em Campinas, a Inter venceu três, empatou oito e perdeu dezessete vezes. Marcou 27 gols e sofreu 51.
Vale lembrar que a Inter foi eliminada da Copa do Brasil de 2018 jogando no Moisés Lucarelli. Foi no dia 21/02, quando a Macaca venceu por 1 a 0, gol de Yuri.
Ponte Preta x Internacional
Ponte Preta – Pedro Rocha; Luiz Felipe, Castro, Mateus Silva e Igor Inocêncio; Léo Naldi, Feliphinho, Ramon Carvalho, Dodô e Elvis; Jeferson Jeh. Técnico – João Brigatti.
Internacional – Max Walef; JP Galvão, Gui Mariano, Matheus Mancini e Zé Mário; Emerson Santos, Lucas Buchecha, Gustavo Buchecha e Juninho; Everton Brito e Rafael Silva. Técnico – Júnior Rocha.
Árbitro – Douglas Marques das Flores.
Local – Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, às 16h.