Uma equipe do 4º Batalhão de Policiamento Militar Ambiental, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, recuperou um caminhão furtado na Rodovia BR-153, na altura do pedágio de Onda Verde, município do Estado de São Paulo, na macrorregião de São José do Rio Preto.
A Polícia Ambiental estava em patrulha referente às operações São Paulo Mais Seguro e Madeira Legal.
Uma carreta Scania foi abordada para averiguação de carga e documentos, quando os policiais ambientais estranharam o fato de que o condutor possuía o DOF (Documento de Origem Florestal) em situação regular, porém, não transportava madeira de origem nativa – o propósito pelo qual o DOF é emitido.
Os policiais se encarregaram de verificar os demais documentos e se depararam com notórios traços de falsificação na documentação do veículo. De fato, foi constatado que se tratava de produto de furto.
Há um boletim de ocorrência de furto registrado em 2018, no município de Muarama (PR), para este veículo. Além da carreta, os semirreboques também apresentaram chassi adulterado.
O condutor foi autuado em flagrante por receptação e encaminhado para a delegacia de polícia do município de Onda Verde (SP), onde aguardará por encaminhamento da justiça. Foi constatado também que contra este homem há inúmeras passagens criminais que incluem descaminho e falsificação de documentos.