Mesmo sem eventos oficiais de Carnaval de rua em Limeira e Cordeirópolis, a Polícia Militar (PM) anunciou um plano robusto de segurança para este período. Em entrevista ao jornalista Lucas Claro, no Rápido no Ar, o capitão Herlon Correa de Paula, comandante da 1ª CIA da Polícia Militar em Limeira, destacou que o foco principal das operações será proteger foliões que desejam aproveitar o Carnaval de forma saudável e responsável.
A PM reforçará o policiamento com efetivo extra, incluindo equipes administrativas e o apoio de unidades especializadas como o 10º BAEP. A meta é evitar crimes comuns neste período, como furtos de celulares e roubos a transeuntes, garantindo um ambiente seguro para a população.
Um dos destaques da operação é a repressão aos chamados pancadões, eventos caracterizados por som alto, consumo excessivo de álcool, uso de drogas e, muitas vezes, práticas ilegais, como interdição de vias públicas. A PM terá policiamento específico em áreas conhecidas por essas atividades, como Ernesto Kuhl, Odécio Degan e Belinha Ometto.
Segundo o capitão, veículos furtados ou roubados costumam ser utilizados como “troféus” nesses encontros, o que eleva o risco de crimes e perturbação do sossego público. “Vamos agir para garantir o direito dos moradores, coibir atividades ilícitas e preservar a ordem pública”, enfatizou o oficial.
A Operação Direção Segura será intensificada em Limeira, com fiscalização rigorosa de motoristas embriagados, inclusive nas rodovias da região. O uso do etilômetro (bafômetro) será frequente para coibir a condução de veículos sob efeito de álcool, uma das principais causas de acidentes graves e fatais no município.
O capitão Herlon alertou para o alto índice de acidentes de trânsito relacionados ao consumo de álcool e drogas em Limeira, chamando a atenção para a necessidade de mudança de comportamento. “Carnaval é para celebrar, mas com responsabilidade. A imprudência no trânsito pode tirar vidas”, concluiu.