A tentativa de um homem, de 56 anos, em tirar a própria vida, na noite desta sexta-feira (26), numa passarela da rodovia Anhanguera, em Limeira (SP), resultou numa grande operação que envolveu policiais militares do 36º Batalhão, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, CCR AutoBan e equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), tendo ele sido resgatado sem nenhum ferimento.
Houve momentos de tensão, porque ele estava irredutível e se recusava a fornecer sua identificação, porém, após três horas e 10 minutos de persistência por parte dos agentes de segurança envolvidos na missão, a vítima acabou desistindo de praticar o suicídio.
O Comando de Grupo Patrulha do 36º BPM/I, composto pelo sargento Ozeias e cabo Calderari foi o primeiro a chegar no local, às 23h30, onde deparou com o homem em cima da passarela, do lado de fora das grades de proteção. Eles comunicaram o tenente Zuffo, do Comando de Força Patrulha (CFP) que, pela rede de comunicação, pediu apoio.
Em seguida, os dois primeiros PMs já tentaram conversar com o homem, mediante uso de técnica de abordagem humanizada aplicada a indivíduo com propósito suicida, mas ele se recusava a conversar. Com a chegada das equipes de apoio, as faixas de rolamento foram bloqueadas, até mesmo para se evitar acidentes, e teve início a negociação.
À 1h40 da madrugada deste sábado (27), convencido pelos policiais, o homem foi retirado com segurança da passarela, colocado na ambulância do SAMU e levado para o Hospital Humanitária.
O motivo que o levou a desistir da própria vida não foi informado, mas, o importante é que os socorristas e policiais tinham um único, e mesmo, propósito que era fazê-lo entender que ‘ainda há esperança de que dias melhores virão’ e, nisso eles, obtiveram êxito.
Quem atuou
Além do sargento Ozeias, cabo Calderari e tenente Zuffo, os outros envolvidos no resgate foram o tenente Félix, médico Ademir Junior da USA (Unidade de Suporte Avançado do SAMU, enfermeira Janaína, sargento Crucello e Garbuio.