O Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, realizarão a vacinação de aproximadamente 1.800 trabalhadores da Indústria contra o coronavírus. A ação acontece nos próximos dias 12/08, das 8h30 às 21h, e 13, das 8h30 às 16h30, na AEDIP (Associação das Empresas do Unileste) e no Portal do Uninorte. A partir de amanhã, Piracicaba começa a vacinar pessoas com 25 anos ou mais.
“O objetivo é permitir que os colaboradores recebam a vacina nas proximidades de seu ambiente de trabalho, o que vai ‘desafogar’ as unidades de saúde que estão fazendo este trabalho e dar maior agilidade ao processo de imunização total”, afirma Euclides Libardi, presidente do Simespi.
O secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, destaca a importância da parceria com entidades de classe nessa ação: “Estamos numa luta constante para expandir a vacinação, atingir o maior número de piracicabanos vacinados e reduzir a taxa de contaminação pela Covid-19 diminuindo, consequentemente, as internações em UTI e enfermaria. Ter o apoio das empresas, por meio das entidades de classe, com equipes próprias para vacinação, mostra a união e o empenho de todos para retornarmos à normalidade o mais breve possível”.
“Polos de desenvolvimento locais, os distritos industriais concentram grande quantidade de trabalhadores, principalmente jovens que pertencem a esta faixa etária. A vacinação in loco é uma maneira rápida e prática que as entidades, juntas, encontraram para trazer mais agilidade no processo para esses colaboradores, evitando que se desloquem até as unidades de saúde. Além disso, imunizamos os pertencentes a este grupo em uma só vez com toda a infraestrutura e suporte necessários”, ressalta o presidente da Acipi, Marcelo Cançado.
Para viabilizar essa iniciativa, o Simespi e a Acipi encaminharam comunicado aos departamentos de recursos humanos das empresas, solicitando que os funcionários com 25 anos ou mais, residentes em Piracicaba, fossem orientados a preencher o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br do governo do Estado. “A organização e distribuição dos trabalhadores das empresas para recebimento da vacina ficou sob a responsabilidade da Vigilância Epidemiológica. A Unimed Piracicaba dará apoio à ação, fornecendo quatro profissionais de enfermagem”, explica Valéria Rueda Spers, gerente do Simespi.
No dia da vacinação, segundo ela, o colaborador deverá levar documento com foto no qual conste o número do CPF, além de um comprovante de residência. “Colaboradores que já tomaram a primeira dose deverão agendar a segunda no sistema da prefeitura VacinaPira (www.vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro). Eles não poderão tomar a segunda dose nesta ação”, conclui.