A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba anunciou na tarde desta quinta-feira (6) a sétima morte por dengue no município em 2024. O resultado foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. A vítima era um homem entre 80 e 89 anos, com comorbidades, residente na região Leste. O óbito ocorreu entre os dias 05 e 11/05 e o caso foi classificado como autóctone, de sorotipo 1 da dengue.
Além deste, os outros seis óbitos confirmados envolvem três homens e três mulheres, com idades entre 30 e 89 anos, residentes nas regiões Central, Leste e Sul de Piracicaba.
Entre 1º de janeiro e 4 de junho, a Vigilância Epidemiológica registrou 43.022 notificações de dengue, com 20.303 casos positivos. Sete óbitos suspeitos estão sob investigação.
A Secretaria de Saúde continua a monitorar os casos de dengue no município e intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya. O Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), amplia suas atividades com ações educativas e orientativas de casa em casa de segunda a sexta-feira. Nos sábados, acontecem arrastões e mutirões, com equipes de nebulização atuando nas áreas com maior número de casos. Outras ações incluem a remoção de inservíveis em residências de acumuladores e entrada forçada em locais suspeitos de abrigarem criadouros.
Denúncia – Para denunciar imóveis abandonados ou locais com possíveis criadouros da dengue, registre a solicitação no SIP 156. Para outras orientações, entre em contato com o PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.