Melhor time da fase de grupos nas últimas três edições da Taça Libertadores da América, o Palmeiras entra em campo esta noite pela segunda rodada do Grupo A. O atual campeão recebe o Independiente Del Valle, às 21h30, no Allianz Parque.
O duelo terá transmissão da ESPN Brasil e do SBT. Pelo mesmo grupo, o Defensa Y Justicia recebe o Universitário, do Peru, amanhã, às 19h, em Buenos Aires.
O Verdão passou apertado na estreia. Jogando no Peru, diante do Universitário, chegou abrir 2 a 0, com gols de Danilo e Raphael Veiga, mas relaxou e sofreu o empate. Apenas no último minuto conseguiu a vitória, graças a um gol de cabeça do novato Renan.
O Palmeiras lidera o grupo com 3 pontos, uma vez que Independiente e Defensa Y Justicia ficaram no 1 a 1 na estreia, com gols no primeiro tempo, de Rotoni aos 7 minutos para os argentinos e Ortiz aos 28 para os donos da casa.
O técnico Abel Ferreira não poderá contar com o zagueiro Alan Empereur, expulso no Peru e com o lateral-esquerdo Matías Viña, que pegou três jogos de suspensão pela expulsão na final da Recopa Sul-Americana, diante do Defensa Y Justicia.
Nos últimos nove confrontos entre Campeonato Equatoriano e Libertadores, o Del Valle soma sete vitórias e dois empates. A maior vitória foi em cima do Unión Española, quando venceu por 6 a 2, pela segunda fase da Libertadores. Entre as vítimas aparece o Grêmio, que não suportou o ritmo dos equatorianos na terceira fase.
Pelo Paulistão, dois dias após jogar muito mal e ser dominado, mas virar diante do Guarani, o Palmeiras fez uma boa apresentação no Allianz Parque, criou bastante chances claras de gols e acabou surpreendido pelo Mirassol.
O goleiro Alex Muralha parou o atual campeão, defendendo até pênalti. A derrota por 2 a 1 deixa o time em situação delicada no Campeonato Paulista.
Restando quatro rodadas para o fim da primeira fase, a diferença em relação ao Novorizontino está em cinco pontos. Além de ganhar os jogos que restam, o Palmeiras, quem diria, terá de torcer por derrotas do rival do interior. Vale lembrar que o clube está priorizando a Libertadores e usando escalações alternativas.
A “culpa” da inesperada derrota no Allianz Parque tem nome e apelido. O goleiro Alex Muralha foi gigante na partida. Não apenas pelas belas e difíceis defesas, uma delas em cobrança de pênalti, mas também pela sabedoria de fazer lançamento rápido no lance do primeiro gol do Mirassol, líder isolado de sua chave, com 14 pontos, diante de 9 do Santos.
Ao palmeirense, o alento que alguns jovens começam a despontar e mostrar que podem, em um futuro próximo, se firmar no time de cima. Precisam, somente, de mais capricho nas finalizações e um pouco de calma.
Brasileiros
Pelo Grupo B, o Internacional/RS buscará a reabilitação diante do Deportivo Táchira/VEN, às 19h15, no Beira-Rio. Pelo mesmo grupo, na quinta-feira, às 23h, o Olímpia recebe o Always Ready/BOL, no Paraguai. Na primeira rodada, o time boliviano venceu o Colorado, na altitude, por 2 a 0, enquanto o time venezuelano fez 3 a 2 no paraguaio.
Pelo Grupo G, o Flamengo joga hoje no Maracanã. Às 19h15, o Mengão recebe o Unión La Calera/CHI. No mesmo horário tem LDU/EQU x Velez Sarsfield/ARG. Na rodada inaugural, o time carioca venceu na Argentina por 3 a 2, enquanto o time equatoriano empatou no Chile por 2 a 2.
Outro brasileiro em campo esta noite é o Atlético/MG, que enfrenta o América de Cali/COL, às 21h30, no Mineirão. Amanhã, também pelo Grupo H, o Cerro Porteño/PAR recebe o La Guaira/VEN. Na estreia, o Galo ficou no 1 a 1 na Venezuela, enquanto o Cerro surpreendeu ao fazer 2 a 0 na Colômbia.
Pelo Grupo D, o Fluminense entra em campo amanhã, às 21h, contra o Independiente Santa Fé, na Colômbia. No mesmo horário, o River Plate recebe o Junior Barranquilla. Na primeira rodada, o Tricolor das Laranjeiras ficou no 1 a 1 com o time argentino, no Maracanã, mesmo resultado do clássico colombiano.
Pelo Grupo E, o São Paulo joga na quinta-feira contra o Rentistas/URU, às 21h, no Morumbi. Mais cedo, às 19h, tem Racing Club/ARG e Sporting Cristal/PER. Pela primeira rodada, o Tricolor fez 3 a 0 jogando no Peru, enquanto o caçula uruguaio ficou no 1 a 1, em casa contra os argentinos.
Palmeiras x Independiente Del Valle
Palmeiras – Weverton; Luan, Gómez e Renan; Marcos Rocha, Victor Luís, Danilo, Patrick De Paula e Raphael Veiga; Luiz Adriano e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
Independiente Del Valle – Ramírez; Hurtado, Pacho, Schunke, Segovia e Guerrero; Pellerano, García e Faravelli; Ortiz e Brian Montenegro. Técnico: Renato Paiva.
Árbitro – Roberto Tobar (Chile)
Local – Allianz Parque, às 21h30.
*** Foto – Twitter oficial do Palmeiras