Evitar surpresas como ASA e CRB num passado não tão distante. Este é o objetivo do Palmeiras esta noite. O Verdão enfrenta a Juazeirense, às 19h, no Estádio do Café, em Londrina, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.O time baiano negociou o mando de campo para um grupo de empresários. O Juazeirense não pode mandar a partida no Adauto Moraes, já que o local tem capacidade inferior a 10 mil lugares, que é exigido pela CBF para esta fase.
No duelo de ida, o time de Abel Ferreira sofreu para vencer de virada por 2 a 1, na Arena Barueri, gols de Breno Lopes e Gustavo Scarpa.
No fim de semana, o Palmeiras não foi além de um empate com o Fluminense por 1 a 1, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, gol de Dudu. O Verdão ocupa apenas a 13ª posição, com 6 pontos, exatamente seis atrás do rival Corinthians, que lidera a competição. É o pior início do Palmeiras desde 2017.
O lateral-esquerdo Piquerez foi submetido a exames, que constataram uma lesão na coxa direita. O atleta já está em tratamento. Já Wesley foi diagnosticado com a Covid-19 e está isolado do restante do grupo.
Em compensação, o atacante Gabriel Veron e o zagueiro Luan participaram de parte das atividades juntamente com o elenco, mas continuam o programa de recondicionamento físico após se recuperarem de um edema na coxa esquerda e de uma lesão na coxa esquerda, respectivamente.
Com pouco mais de 15 anos de fundação, a Juazeirense é presidido pelo deputado estadual baiano Roberto Carlos (PV). No campeonato local, o time foi seis vezes o 3º colocado (2013, 2015, 2016, 2018, 2020 e 2021) e chegou a conquistar o acesso para a Série C do Brasileiro em 2018. O técnico é Quintino Barbosa, o Barbosinha.
Na atual edição, a Juazeirense eliminou o Grêmio Anápolis, com um empate sem gols fora de casa e o Vasco da Gama nos pênaltis por 4 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal, em partida realizada no Estádio Adauto Moraes. Em 2021, o time baiano eliminou Sport, Volta Redonda e Cruzeiro.
A Juazeirense disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, mesma divisão da Inter de Limeira. O time disputou no fim de semana o clássico baiano contra o Jacuipense e venceu por 2 a 1, fora de casa. Desta forma, é o vice-líder do Grupo A-4, com 8 pontos, um atrás do líder ASA.
Londrina
Após quatro anos, o Palmeiras volta a jogar no Estádio do Café, em Londrina. E são boas recordações. Nunca o Verdão perdeu neste campo. Segundo os númerios do Globo Esporte, foram dez jogos, com nove vitórias e um empate.
O último jogo na cidade foi em 2018, no empate com o Paraná Clube por 1 a 1, pelo Brasileirão, gol de Gustavo Scarpa. Mais de 25 mil torcedores pagaram ingresso neste dia.
Foi também no Estádio do Café que o atacante Gabriel Jesus marcou seu primeiro gol como profissional. Em 2015, pela Copa do Brasil, o Verdão venceu o ASA por 1 a 0, gol do novato. Naquele ano o Palmeiras foi o campeão.
Em 1996, pelo Brasileirão, o Palmeiras goleou o Fluminense por 5 a 1 (Djalminha (3), Cafu e Rincón). Na Série B de 2013, o Palmeiras goleou o Figueirense por 4 a 0 (Alan Kardec (2), Mendieta e Serginho) e derrotou o Guaratinguetá por 1 a 0 (Vilson).
O Verdão fez quatro amistosos no estádio. Em 1991, derrotou o Londrina por 1 a 0, gol de Toninho Cecílio. Em 1984, pela Copa Cinquentenário de Londrina, venceu o São Paulo por 2 a 0 (Jorginho e Luís Pereira) e o Londrina por 1 a 0 (Baltazar). O primeiro jogo foi em dezembro de 1976, também contra os donos da casa. Vitória por 1 a 0, gol de Toninho.
Juazeirense x Palmeiras
JUAZEIRENSE: Calaça; Dadinha, Emilio, Wendel e Thalison (Daniel Nazaré); Waguinho, Patrik e Clébson; Andrey, Ian e Nildo Petrolina. Técnico: Barbosinha.
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez (Kuscevic), Murilo e Jorge; Danilo, Atuesta (Zé Rafael) e Gustavo Scarpa (Raphael Veiga); Rony, Dudu e Rafael Navarro (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira.
Árbitro – Bruno Arleu de Araujo (FIFA-RJ)
Local – Estádio do Café, em Londrina, às 19h.