Cruzeiro e Palmeiras fazem o jogo mais importante desta penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para o Mineirão, às 21h30, com transmissão da TV Globo.
O Verdão ainda alimenta a esperança de conquistar o tricampeonato consecutivo. Contudo, o time de Abel Ferreira precisará vencer o Cruzeiro hoje e o Fluminense, domingo no Allianz Parque e ainda torcer para o Botafogo tropeçar para o Internacional, hoje no Beira-Rio ou para o São Paulo, no Engenhão, no fim de semana.
A derrota para o Botafogo por 3 a 1, em São Paulo, prejudicou demais os planos do Palmeiras. Um empate diante do Cruzeiro, aliado a uma vitória dos cariocas no Sul acabará com todas as chances de título do Verdão. Por isso, só a vitória interessa.
O Mineirão estará sem os torcedores nas arquibancadas. De acordo com a determinação da CBF, o confronto acontecerá com portões fechados, em razão da briga entre as torcidas que resultou em morte na Fernão Dias.
O Cruzeiro, sob o comando de Fernando Diniz, enfrenta dificuldades com desfalques. Álvaro Barreal cumpre suspensão, enquanto Juan Dinenno, Matheus Henrique e Kaio Jorge estão lesionados.
Desde que Fernando Diniz assumiu, a equipe não conseguiu engatar uma sequência vitoriosa. Para piorar, ainda perdeu o título da Copa Sul-Americana para o Racing.
Vindo de uma sequência de quatro jogos sem vencer, o Cruzeiro encara essa partida como uma decisão, pois ainda precisa assegurar uma vaga na Taça Libertadores da América de 2025.
A Raposa saiu do G8 na última rodada, após empatar com o Red Bull Bragantino por 1 a 1, em Bragança Paulista. O time mineiro está na 9ª colocação com 49 pontos, atrás de Corinthians e Bahia.
O Palmeiras também está desfalcado. O capitão Gustavo Gómez está suspenso, assim como o lateral-direito Marcos Rocha, expulso contra o Botafogo. Mayke e Murilo serão os substitutos.
São 95 confrontos na história, com 33 vitórias para cada lado e 29 empates. Jogando em Minas foram 42 jogos, sendo 21 vitórias da Raposa, 14 empates e apenas 7 vitórias do Verdão.
No Sul
O Botafogo pode conquistar hoje o Brasileirão após 29 anos. Para isso, basta vencer ou empatar com o Internacional, às 21h30, no Beira-Rio e contar com a derrota do Palmeiras para o Cruzeiro. O Fogão soma 73 pontos, três a mais que o vice-líder. Ambos tem 21 vitórias. Saldo do time carioca é de 28 gols, um a mais que o Verdão.
Vale lembrar que após a derrota no Maracanã para o Flamengo por 3 a 2, o Colorado já não tem mais chances matemáticas de título.
A principal novidade no time gaúcho é o retorno do artilheiro Rafael Borré ao ataque. O colombiano cumpriu suspensão automática diante do Mengão.
O Inter, de Roger Machado, está pronto com: Rochet; Bruno Gomes, Rogel, Vitão e Bernabei; Fernando, Thiago Maia, Bruno Tabata e Alan Patrick; Wesley e Borré.
No Fogão, que está de ressaca pelo título da Taça Libertadores, o técnico Arthur Jorge não poderá contar com o goleiro John, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras e com o zagueiro Bastos, com uma lesão na coxa. O paraguaio Gatito Fernandez e Adryelson serão os substitutos.
Por outro lado, Tiquinho Soares volta a ficar disponível após cumprir suspensão pela expulsão no empate diante do Vitória.
O time carioca está pronto com: Gatito Fernández; Vitinho, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Almada e Savarino; Luiz Henrique e Igor Jesus.
Cruzeiro x Palmeiras
Cruzeiro – Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Vital e Matheus Pereira; Gabriel Veron e Lautaro Díaz. Técnico – Fernando Diniz.
Palmeiras – Weverton; Mayke, Murilo, Vitor Reis e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Dudu (Felipe Anderson), Flaco López e Estêvão. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Anderson Daronco/RS
Local – Mineirão, às 21h30.