O Palmeiras conseguiu um empate importante por 2 a 2 com Athletico-PR, na Arena da Baixada, no primeiro jogo da final da da Recopa Sul-Americana.
O uruguaio Terans abriu o placar aos 19 minutos do 1º tempo, após cobrança de escanteio pela esquerda. Jaílson, que ganhou uma chance como titular no lugar de Zé Rafael, empatou, de bico, aos 28 minutos da primeira etapa.
Marlos, ex-São Paulo e Shakhtar, colocou o Furacão novamente em vantagem aos 30 minutos da etapa complementar, com um golaço. Mas Raphael Veiga, de pênalti, deixou tudo igual aos 51 minutos. O pênalti foi sofrido por Wesley e cometido pelo lateral Marcinho.
Os times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no Allianz Parque. Aquele que vencer, ficará com o título. Não há vantagem de empate e não há gol fora como critério de desempate.
O campeão receberá 1,6 milhão de dólares (R$ 8,3 milhões). O vice ficará com 800 mil dólares (R$ 4,1 milhões). No ano passado, o Defensa y Justicia recebeu 1,2 milhão de dólares pelo título, enquanto o próprio Palmeiras, que ficou com o vice, levou 750 mil dólares.
Esta é a 36ª edição da Recopa Sul-Americana. A competição foi disputada entre 1989 e 1998 e vem sendo realizada de forma ininterrupta desde 2003. O futebol brasileiro teve 11 campeões: São Paulo, Grêmio e o Internacional venceram duas vezes cada, enquanto Cruzeiro, Santos, Corinthians, Atlético-MG e Flamengo levantaram a taça uma vez.
ATHLETICO-PR 2 X 2 PALMEIRAS
GOLS – Terans, aos 19, e Jailson, aos 28 minutos do primeiro tempo. Marlos, aos 30, e Raphael Veiga, aos 51 minutos do segundo tempo.
LOCAL – Arena da Baixada.
ÁRBITRO – Facundo Tello (Argentina).
PÚBLICO – 25.072 torcedores.
ATHLETICO-PR – Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinicius (Nicolás Hernández); Hugo Moura (Christian), Erick (Zé Ivaldo), Matheus Fernandes, Léo Cittadini e David Terans (Marlos); Rômulo. Técnico: Alberto Valentim.
PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo e Piquerez; Danilo, Jailson (Zé Rafael) e Atuesta (Wesley); Raphael Veiga, Dudu (Gabriel Veron) e Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira.