O Palmeiras acertou a contratação do meia-atacante Bruno Tabata, que estava no Sporting, de Portugal, desde setembro de 2020. O jogador tem 25 anos, é canhoto e assinou vínculo de cinco anos, até 30 de junho de 2026.
O negócio foi fechado em cinco milhões de euros (R$ 26,5 milhões). O jogador chegou ao Brasil no domingo, passou por exames médicos e assinou o contrato.
Tabata rejeitou algumas ofertas, como do Sharjah FC, dos Emirados Árabes Unidos. A contratação de Tabata teve o aval do técnico Abel Ferreira.
O novo reforço será inscrito no Brasileirão e poderá jogar a Libertadores caso o Palmeiras elimine o Atlético-MG e avance às semifinais.
Natural de Ipatinga/MG, Bruno Tabata, que tem esse apelido pela semelhança física com o também brasileiro Rodrigo Tabata, atualmente do Al-Saad, do Catar, defendeu América-MG e Atlético-MG nas categorias de base.
Como profissional, seu primeiro clube foi o Portimonense, de Portugal, que defendeu de 2016 a 2020, sendo campeão da segunda divisão portuguesa na temporada de estreia.
Chegou ao Sporting em 2020 e, também na temporada de estreia, ajudou o clube a conquistar o campeonato local depois de 18 anos. Faturou ainda a Taça da Liga em 20/21 e 21/22 e a Supertaça de Portugal em 21/22.
Pela seleção brasileira de base, Tabata conquistou o Torneio de Toulon Sub-23 em 2019, na França, e foi convocado para alguns amistosos.