A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste instalou na última semana placas educativas em diversos pontos da cidade, que orientam motociclistas a não utilizarem escapamentos abertos. A ação é mais uma frente da Operação Silêncio que visa a manutenção do sossego público. Na segunda etapa desta ação será realizada blitz conjunta entre a Guarda Municipal e Polícia Militar, fiscalizando e autuando os infratores.
[sg_popup id=”8″ event=”onload”][/sg_popup]
“As medidas visam coibir o volume estridente dos escapamentos abertos dos motociclistas que incomoda a população, fazendo com que eles se adequem à lei. O prefeito Denis Andia se preocupa com a qualidade de vida da população e uma das formas de garantirmos isso é controlando a poluição sonora”, disse o secretário da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), Rômulo Gobbi.
Planejamento
Representantes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar reuniram-se em dezembro de 2017 na sede da Sesetran para instruções jurídicas e técnicas desta ação, para saber identificar as fraudes no escapamento durante a abordagem.
O próximo passo será a fiscalização por meio de blitz na cidade. Os motociclistas autuados deverão pagar multa e terão a moto retida até a troca do escapamento aberto pelo original. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a prática é considerada infração grave, resultando em autuação no valor de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).