A cidade de Campinas segue intensificando o combate à dengue. Na última sexta-feira (9), a Prefeitura promoveu o 8º mutirão de 2025 contra o Aedes aegypti, com visita a 8.101 imóveis nas regiões do Satélite Íris 1 e do São Judas Tadeu. A mobilização multissetorial envolveu cerca de 150 profissionais, entre agentes de saúde, servidores públicos e voluntários.
Durante o trabalho de campo, os agentes orientaram moradores, eliminaram criadouros e identificaram imóveis fechados, que representaram 53% do total. Nas ações paralelas de limpeza, promovidas pela Secretaria de Serviços Públicos, foram retiradas 379 toneladas de materiais descartados irregularmente. Também foram feitas limpezas em 47 bocas de lobo.
A assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Priscilla Pegoraro, alertou que o trabalho continua mesmo no outono e inverno. “A dengue não dá trégua e precisamos manter os cuidados o ano todo”, destacou.
Ações intensificadas
Desde o início do ano, Campinas já realizou mais de 409 mil visitas para controle de criadouros e cerca de 91 mil imóveis passaram por nebulização. Foram mais de 17 mil toneladas de resíduos removidos em mutirões. Além disso, a cidade capacitou 97 lideranças comunitárias, conta com 250 brigadistas e ampliou o número de armadilhas contra o mosquito.
A Prefeitura alerta a população para evitar a automedicação diante dos sintomas iniciais e buscar atendimento médico. Casos mais graves com sinais como suor frio, vômitos persistentes, tontura e sangramentos devem ser levados imediatamente a prontos-socorros ou UPAs.