A personagem ‘Momo’ voltou a aparecer em vídeos no Youtube. Mas desta vez o caso é mais grave, pois as imagens estariam aparecendo na versão infantil do streaming, em vídeos onde crianças aprendem a fazer o slime perfeito, por exemplo.
O caso começou a ganhar repercussão após pais começaram a denunciar que o personagem estaria aparecendo introduzido em vídeos voltados ao público infantil. Os vídeos começam, como qualquer outro vídeo mostrando brincadeiras ou ensinando a fazer um slime, o que é bem popular entre os pequenos, e quando menos se espera, a ‘Momo’ aparece ensinando como fazer para cortar os pulsos.
Pais relataram que as crianças têm medo e conversam sobre a boneca entre os amiguinhos. Algumas chegam a ter dificuldade em dormir.
O Youtube negou que os vídeos tenham furado o filtro de conteúdo infantil. “Ao contrário dos relatos apresentados, não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente”, diz uma nota.
A boneca Momo é uma escultura que tem olhos esbugalhados, pele pálida, um sorriso sinistro e patas de pássaro. Há quem diga que o desafio Momo é fake news, mas o acesso ao vídeo, que já foi disseminado pelo WhatsApp e o rastreamento da origem se tornou praticamente impossível.
Essa não é a primeira vez que a Momo ganha as redes sociais. Em julho do ano passado, como relatamos aqui no Rápido no Ar, a personagem viralizou com um ‘jogo suicida’, onde pessoas desconhecidas se passam por Momo e entram em contato com crianças pelo WhatsApp.
A BONECA
A Momo nada mais é do que uma obra de arte assustadora que retrata uma criatura metade mulher, metade pássaro, que foi exposta em 2016 em uma galeria japonesa de Tóquio.
O Youtube Kids também pede para que usuários denunciem quando verem algum material estranho em suas plataformas.