O menino que morreu após ter sido picado por um escorpião, tinha feito aniversário de 9 anos três dias antes do incidente. A criança faleceu na sexta-feira (15) no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
O pai do menino conta que um dia antes do aniversário do filho, que foi na última terça-feira (12), ele o levou até o shopping para brincar nos brinquedos do parque.
O homem relata que na quinta-feira (14) o filho acordou cedo e foi brincar no quintal. Momentos depois ele entrou na residência reclamando de dores no peito e no braço. Na sequência a criança começou a convulsionar e imediatamente o pai acionou uma ambulância que o levou para uma unidade de saúde de Itu (SP).
“Ele foi para o hospital consciente e recebeu o soro antiescorpiônico. Ele estava o tempo todo consciente, mas o coração dele o tempo todo acelerava e diminuía. Ele foi transferido para o CHS de Sorocaba e foi intubado. Depois desse momento eu não falei mais com ele”, relata o pai.
O pai ainda afirma que o filho sofreu 13 paradas cardíacas e na última não resistiu. Ele relata que o coração do menino estava fraco e os órgãos haviam sido comprometidos. “O médico disse que, mesmo que ele sobrevivesse, ficaria com sequelas”, disse.
O cão da família estava com o menino e também teria sido picado pelo escorpião. O pai da criança conta que o animal morreu na quinta-feira (14) e chegou a vomitar várias vezes. O corpo do cachorro está passando por perícia.
Após dois dias do incidente, o homem encontrou um escorpião em seu quintal, embaixo de uma pedra e entregou para a Zoonose de Itu.
Nesta segunda-feira (18), a prefeitura de Itu (SP) informou, nesta que a criança recebeu o soro antiescorpiônico “em caráter cautelar” no pronto-socorro infantil da cidade, porque não apresentava marcas nem sintomas compatíveis com picada de escorpião.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou em nota que a criança deu entrada no hospital de Sorocaba na sexta-feira (16), em estado grave, e recebeu o soro antiescorpiônico, mas não resistiu.