A Polícia Militar Ambiental aplicou uma multa de R$ 156.265,05, na cidade de Águas de São Pedro, após constatar, mediante verificação de denúncia, que, numa propriedade com cerca de 200 animais bovinos e três suínos, pelo menos 50 bovinos estavam em condições de maus-tratos, apresentando desnutrição.
Também foi constatado que as cocheiras ofereciam alimentação insuficiente, e inadequada, para todos os animais, além de o pasto encontrar-se seco e sem condições de nutrir o rebanho.
Quem esteve na propriedade foram o cabo Duprê, cabo Luís Ricardo, sargento Rubem e soldado Claudino, que realizavam a “Operação Impacto”. No local, de acordo com os patrulheiros, foi encontrada uma carcaça de animal, com sinais de morte em decorrência de maus-tratos.
Toda a ação dos policiais foi acompanhada de duas veterinárias da Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Um dos suínos também foi encontrado em situação de maus-tratos, desnutrido e apresentando abscessos, sendo um deles supurado (com pus).
Além disso, foi constatada a presença de uma nascente na propriedade, onde a Área de Preservação Permanente (APP) não estava protegida, permitindo o acesso livre do gado às margens, o que causava danos à vegetação que protegia aquele recurso hídrico.
Diante dos fatos, na esfera administrativa, foram lavrados autos de infração ambiental com a aplicação de multa simples além do consequente embargo da área objeto da autuação.
Por não haver local credenciado para a destinação dos animais, estes foram deixados sob a responsabilidade do infrator, que foi orientado a separar os animais desnutridos dos demais, reforçar a alimentação e hidratação, melhorar as condições do pasto e providenciar acompanhamento veterinário para todos os animais.
As veterinárias comprometeram-se a acompanhar semanalmente a evolução dos animais.