Ao comparecer a um ponto de vacinação no último sábado (25) para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, um contador limeirense, de 33 anos, foi surpreendido com a informação de que no sistema do Governo Estadual já constava que ele havia sido vacinado. Entretanto, ele alega que nunca recebeu o imunizante. O caso deve ser apurado pela Ouvidoria do SUS em Limeira (SP).
O homem registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil relatando que, após não poder se vacinar, entrou no sistema VaciVida do Governo Estadual, utilizando o QR Code atrás do cartão de vacinação, e então soube que a segunda dose atribuída a ele teria sido aplicada na cidade de São Paulo.
Para registrar a ocorrência, ele apresentou o cartão de vacinação com a coluna referente à segunda dose em branco, na tentativa de provar que ainda não teve o sistema vacinal completado. De acordo com o BO, a orientação no ponto de vacinação em Limeira foi para que ele registrasse a reclamação na Ouvidoria do SUS e aguardasse a resposta.
Em contato com a Prefeitura de Limeira, o Rápido no Ar foi informado em nota oficial que a consulta ao sistema é de praxe da equipe no ponto de vacinação e confirmou que a orientação foi que ele registrasse a reclamação na Ouvidoria da Secretaria da Saúde de Limeira para que o caso fosse apurado.
No caso do contador, a prefeitura informou que será necessário aguardar a apuração do caso e se, eventualmente, tiver acontecido um erro, ele será informado que poderá completar seu esquema vacinal sem problemas.
“A pasta ressalta que a consulta no sistema VaciVida do Governo Estadual visa coibir eventuais fraudes em relação à imunização. Vale lembrar que eventuais problemas relacionados à vacinação podem ser informados à Ouvidoria da Secretaria de Saúde (telefones 0800-776-3344 ou 3497-3344)”, informou em nota a Secretaria da Saúde.