A Prefeitura de Limeira recebeu informe técnico do Ministério da Saúde sobre a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Segundo uma nota divulgada na tarde de hoje (18), a imunização será realizada entre 12 de abril e 9 de julho. Conforme a Secretaria de Saúde, Limeira dará início à campanha tão logo a cidade receba doses da vacina.
A pasta destaca, ainda, que seguirá todas as recomendações do Ministério da Saúde. De acordo com o informe técnico, a prioridade neste momento é a vacina contra a Covid-19. Portanto, os grupos de risco alvos da campanha devem, primeiro, ser imunizados contra o coronavírus e respeitar um período mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.
Assim que Limeira receber doses, a Secretaria de Saúde divulgará o cronograma, a organização e o público-alvo da campanha.
RECOMENDAÇÕES
Um alerta da Secretaria de Saúde é que a vacina contra a influenza não protege contra a Covid-19, mas reforça o sistema imunológico contra outros tipos de Influenza, como H1N1, H3N2 e Influenza B. De acordo com o Ministério da Saúde, não há indicativo de que a vacina contra influenza oferece risco para pessoas infectadas ou com histórico de infecção pela Covid-19. Entretanto, há recomendações.
“Recomenda-se o adiamento da vacinação contra a influenza nas pessoas com quadro sugestivo de infecção pela Covid-19 em atividade para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais”, frisa, no informe técnico. “A vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.”