A Polícia Federal (PF) enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um laudo médico que confirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro é portador de hérnia inguinal bilateral e precisa de cirurgia com urgência. O documento foi elaborado por uma junta médica do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.
De acordo com o laudo, Bolsonaro apresenta sintomas como soluços frequentes, insônia, piora no sono e na alimentação. A equipe médica da PF destacou que a cirurgia deve ser realizada “o mais breve possível” devido à refratariedade aos tratamentos anteriores e ao aumento do risco de complicações, causadas pelo avanço do quadro e pelo aumento da pressão intra-abdominal.
A perícia foi realizada na última quarta-feira (17), a pedido do STF, após solicitação da defesa do ex-presidente.
Jair Bolsonaro está atualmente detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, cumprindo pena de 27 anos e três meses de prisão, após condenação definitiva no processo relacionado à tentativa de golpe de Estado. O laudo médico será analisado por Alexandre de Moraes, que poderá autorizar ou não a realização do procedimento cirúrgico.




