A Inter de Limeira conseguiu o empréstimo de um dos melhores e mais promissores jogadores da base do Vasco da Gama.
O meia-atacante Ray Breno, de 21 anos, é o 10º reforço leonino para a temporada de 2026, que terá a Série A-2 do Campeonato Paulista e Série C do Brasileiro (após 22 anos).
Os torcedores vascaínos, que acompanham a base, o comparam com o ídolo Philippe Coutinho em seu início de carreira, até por seu estilo de jogo. É inteligente, tem liderança apesar da pouca idade e gosta de controlar o jogo, além de marcar gols.
Ray chegou ao Vasco em 2016 e de cara, já se destacou no time Sub-17. Em 2021, assinou seu primeiro contrato profissional. No fim de 2022, foi o artilheiro da Copa Xerém, conquistada pelo Vasco.
Ray retornou em alto nível após um longo período longe dos gramados. O novato passou por uma cirurgia delicada de ligamento cruzado anterior, sofrida no final de 2023.
Os cronistas que cobrem o dia a dia do Cruz de Malta dizem até que se ele não tivesse se lesionado, estaria sendo utilizado por Fernando Diniz no time de cima, tamanha qualidade que tem.
Em seu retorno, se tornou um dos destaques do Brasileirão de Aspirantes de 2024. Foi bicampeão estadual da categoria em cima do rival Flamengo.
As boas atuações no Sub-20 fizeram a diretoria vascaína renovar seu contrato até o fim de 2028, colocando o valor da multa rescisória em 40 milhões de euros (R$ 252 milhões).
Até para ganhar rodagem, chegou a ser emprestado ao Pouso Alegre para a disputa do Campeonato Mineiro deste ano e em seguida para o Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro, para a Série D do Brasileiro.
Ray acredita em 2026 será um dos anos mais importantes de sua carreira, até para voltar a apresentar seu futebol vistoso.

Seu maior sonho e marcar um gol pelo profissional do Vasco. “Me identifico muito com o Vasco e com São Januário. Essa torcida me faz querer cada vez mais. É uma grande paixão. Espero um dia poder marcar um gol pelo profissional nesse estádio e festejar com os torcedores”, disse.
Os outros nove reforços leoninos são o goleiro Emerson Jr (Guarani), os laterais Vidal (CSA) e Mário Henrique (Joinville), o zagueiro Nasson (Sport), o volante Robertinho (Amazonas), o meia Luiz Guilherme (Fluminense) e os atacantes Robinho (Itabaiana/SE), Rafael Oller (Marcílio Dias) e Vitor Leque (Rio Branco/ES).
Os reforços se juntam aos goleiros Saulo e Jonathan, aos laterais Breno Santos e Juan Tavares, aos zagueiros Lucas Santos, Frazan, Bruno Reis e Eduardo Porto, aos volantes Alef e Lucas Buchecha, ao meia Claudinho e aos atacantes Miguel Bianconi e Thomaz que seguem no clube.
Já são 23 jogadores à disposição do técnico Alberto Félix. Ainda faltam chegar um lateral-esquerdo e um centroavante.




