Uma coisa é certa: João Vallim jamais será esquecido pela torcida da Internacional. Terceiro técnico que mais comandou o Leão na história, o profissional anunciou sua aposentadoria do futebol. Seu último trabalho foi no Sub-20 do Velo Clube.
João Mourinho, apelido que ganhou do saudoso repórter Naldo Dias, chegou a Internacional em 2016 e livrou o alvinegro do rebaixamento quase certo para a Segundona, com uma vitória por 2 a 1 diante do Primavera, em Indaiatuba.
Depois, levou o Leão da Série A-3 para a A-2 em 2017 e em seguida para a Série A-1 em 2019. Sem contar o vice da Copa Paulista de 2017 e a vaga inédita para a Copa do Brasil de 2018.
Foram 110 jogos à frente da Veterana, com 49 vitórias, 30 empates, 31 derrotas, 154 gols marcados e 124 sofridos. Só está atrás de Pepe, com 119 jogos e de Paçoca com 113.
Em junho de 2023, João Vallim recebeu o título de Cidadão Limeirense. Na época, bastante emocionado ele comentou.”Sou o João Vallim da Inter de Limeira. Ganhei a Inter como sobrenome. Você não tem ideia do quanto estou feliz com esse título. Esse reconhecimento é muito valioso. Sempre dei o melhor de mim. Tenho certeza que minha história no clube ainda não terminou. Um dia eu voltarei a comandar a Inter. Pode esperar, vou bater todos os recordes, números e tabus possíveis. Nasci para comandar a Inter”, afirmou, emocionado.
Pena que isso não foi possível. Depois que foi demitido em 2019, após o vice para o Santo André na Série A-2 do Campeonato Paulista, nunca mais o treinador foi convidado a retornar ao clube.
Sua maior mágoa é exatamente não ter comandado a Inter no Paulistão de 2020, após ter subido o time. Naquele momento, o nome escolhido foi Paulo Roberto Santos. Mas o “Luxa do Interior” ficou pouco tempo no cargo até ser trocado por Elano Blumer, que conduziu o alvinegro na elite estadual.
No período que esteve à frente do Leão, também recebeu a Bola de Ouro de melhor esportista de Limeira, em votação organizada por Edmar Ferreira.

Nas redes sociais, Vallim escreveu. “Hoje encerro um dos capítulos mais marcantes da minha vida. Após décadas dedicadas à profissão de treinador de futebol, chegou o momento de anunciar minha aposentadoria dos bancos de reservas e das quatros linhas. Esta decisão é fruto da reflexão e da convicção de que cumpri minha missão com dedicação, honestidade, linha correta e paixão pelo esporte”.
Mourinho continua. “Ao longo dessa caminhada, tive a honra de participar de campanhas inesquecíveis, conquistando oito acessos nos Campeonatos Paulistas, três fases da Copa do Brasil, duas semifinais e um vice da Copa Paulista, mostrando que trabalho sério, profissional, organizado, planejado e com comprometimento, sempre podem superar as dificuldades”.
O treinador segue. “Acima de qualquer taça ou conquista, meu maior orgulho sempre será ter contribuído para a formação e revelação de inúmeros atletas. Ver jovens realizarem o sonho de chegar ao futebol profissional e seleção principal é um legado que ninguém poderá apagar. Nada disso teria sido possível sem pessoas extraordinárias ao meu lado. Quero agradecer profundamente à todos os presidentes, diretores e integrantes das comissões técnicas com quem trabalhei durante todos esses anos: auxiliares, preparadores físicos, treinadores de goleiros, analistas de desempenho, fisioterapeutas, médicos, massagistas, roupeiros, dirigentes, funcionários e atletas. Cada um deixou sua marca nessa história”.
E Vallim tem novos planos para o futuro. “Também agradeço aos clubes que confiaram no meu trabalho ao longo da carreira. Cada passagem contribuiu para minha formação profissional e pessoal. Quero deixar claro que esta não é uma despedida do futebol. Estou encerrando minha trajetória como treinador, mas permanecerei no futebol, agora exercendo novas funções e buscando continuar contribuindo para o desenvolvimento do esporte, da formação de atletas e dos projetos em que acredito. Um novo ciclo está começando. Se Deus permitir, em breve estarei exercendo nova função no futebol”, confidenciou.
Para completar. “Obrigado Deus, a minha família, aos amigos e à todos que caminharam ao meu lado durante essa linda jornada. Saio dos bancos de reservas com a cabeça erguida, o coração em paz e a certeza de que deixo um legado construído com muito trabalho, respeito e amor pelo futebol. O treinador se despede, mas o homem do futebol continua. Muito obrigado”.




