O Ministério das Relações Exteriores do Brasil busca alternativas para retirar, com segurança, duas comitivas de autoridades estaduais e municipais brasileiras que estão em Israel, após o início do conflito armado com o Irã. Neste sábado (14), o ministro Mauro Vieira conversou com seu homólogo da Jordânia, Ayman Safadi, para viabilizar uma rota terrestre de evacuação pelas fronteiras do país árabe.
De acordo com nota oficial do Itamaraty, a medida será adotada assim que houver condições seguras para o deslocamento por terra até a fronteira com a Jordânia. Atualmente, os voos internacionais estão suspensos no Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, devido ao fechamento do espaço aéreo israelense e também de países vizinhos, como Irã e Iraque.
Diplomacia em alerta
Segundo o ministério, a embaixada brasileira em Tel Aviv está em contato direto com as delegações e com autoridades israelenses. O secretário de África e Oriente Médio do Itamaraty conversou com representantes da chancelaria de Israel e solicitou prioridade no processo de retirada dos brasileiros.
“As comitivas estão seguras e em local protegido, mas as autoridades israelenses recomendaram que todos permaneçam abrigados até nova avaliação do cenário”, informou o Itamaraty.
Autoridades em bunker
As comitivas participavam de uma feira internacional de tecnologia e segurança quando foram surpreendidas pelos ataques. Os políticos brasileiros estão em bunkers subterrâneos, como medida de segurança contra os bombardeios e drones disparados do Irã.
Entre os integrantes das delegações estão o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas). Ambos integram a missão oficial a convite do governo israelense.
Câmara acompanha situação
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou nas redes sociais que acompanha o caso e que está em contato com o Itamaraty para garantir a segurança e o retorno das autoridades. “Estamos atentos e em contato com o Ministério das Relações Exteriores para assegurar todo o apoio necessário aos representantes brasileiros que estão em Israel”, declarou.