A Internacional está no páreo pela classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A vitória sobre o Cianorte por 2 a 1, sábado no Limeirão, não só evitou a eliminação precoce do Leão, como colocou o alvinegro com chances reais de avançar para o mata-mata da competição.
Agora, a Inter enfrentará o Madureira, sábado às 15h, enquanto o Bangu, quarto colocado, jogará em Diadema contra o já classificado Santo André.
A Inter avança se vencer o Madureira e o Bangu não ganhar em Diadema. Até com o empate o Leão pode se classificar, mas neste caso, o Santo André precisaria vencer o Bangu e São Bento e Boa Vista empatarem em Sorocaba.
Sem contar com o volante Humberto, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Roger Silva deu uma oportunidade para o limeirense Emerson Muller, recém-contratado. Com isso, melhorou e muito a saída de jogo da Veterana. O volante jogou com personalidade e foi um dos melhores em campo.
No ataque, Roger se rendeu ao bom futebol de Igor Gabriel, que há muito tempo merecia uma chance no time titular. E a escolha foi acertada. Além de marcar o gol da vitória, a jovem promessa foi eleito o melhor em campo. Já na lateral-esquerda, Igor Tavares ficou com a vaga de Daniel Vançan, que sentiu uma lesão na coxa esquerda e foi vetado pelo departamento médico.
A Inter começou bem a partida, não se intimidando com o bom time paranaense, considerado um dos melhores da competição. No primeiro turno a Inter arrancou um empate sem gols no Paraná.
Precisando vencer de todas as formas, a Inter começou pressionando o visitante. Aos 5 minutos, no levantamento de Emerson Muller para a área, Guilherme Pira pegou de primeira e a bola foi para fora.
A Inter precisou de 9 minutos para abrir o placar. Balardin lançou da defesa para Guilherme Pira na esquerda. O habilidoso meia-atacante dominou com categoria, chapelou o lateral Bruno Leite e cruzou para trás para a finalização de Igor Gabriel. Mas a bola pegou no zagueiro Maurício e sobrou para Léo Reis, que girou e acertou um tiro forte no canto esquerdo de Bruno: 1 a 0.
O Leão poderia ter ampliado aos 13 minutos, quando Igor Gabriel recebeu de Gui Mendes em um contra-ataque rápido e chutou forte para a defesa parcial de Bruno. No rebote, Gui Mendes mandou por cima.
Gui Mendes também estava inspirado e aos 16, recebeu de Igor Gabriel e exigiu boa defesa de Bruno em outra finalização de fora da área. Só dava Inter e aos 23, Igor Gabriel serviu Gui Mendes, que novamente mandou por cima do gol.
O Cianorte conseguiu equilibrar as ações após os 30 minutos. Teve até um gol anulado com Rodrigo Alves. Mas nada que incomodasse.
O que a Inter não esperava era tomar o gol de empate no primeiro minuto do segundo tempo. Os dois jogadores que entraram na equipe paranaense no intervalo participaram da jogada do gol. O lateral Patrick recebeu na esquerda e cruzou para a área. Igor Tavares não alcançou e a bola chegou até Thalles, que literalmente executou Rafael Pin de perna esquerda, marcando um bonito gol: 1 a 1.
Naquele momento um filme passou na cabeça do torcedor leonino. Vieram as lembranças dos quatro tropeços em casa e do baixo aproveitamento de 22% como mandante.
Mas a Inter apresentou uma característica diferente neste jogo: a tranquilidade. Sem afobação, o Leão continuou bem no jogo. Aos 9, Gui Mendes, em jogada individual, arriscou e Bruno segurou.
O Cianorte contava com o atacante Lucas Batatinha, que jogou o Paulistão pela Inter. Mas o camisa 9 quase não apareceu. Teve uma única chance em todo jogo, quando arriscou da entrada da área, por cima do gol. Em seguida foi substituído.
Até que aos 16 minutos, veio uma pintura de gol. De Rafael Pin, que foi quem começou a jogada, a bola passou por Elácio Córdoba, Emerson, Julio Rush, Igor Tavares, Gui Mendes e Balardin até chegar em Igor Gabriel. O atacante recebeu na área pela direita, cortou para dentro e mandou forte de perna esquerda, com curva, no canto direito de Bruno. Um golaço: 2 a 1. Foi seu primeiro gol com a camisa leonina.
O Cianorte poucas vezes chegou ao gol de Pin. Em uma das raras oportunidades, o arqueiro segurou o chute de Rodrigo Alves. Aos 32, Emerson também arriscou de longe, sem êxito. A Inter foi segura na partida e nos minutos finais garantiu o importante resultado.
Situação
Resultados da penúltima rodada do Grupo A-7: Internacional 2 x 1 Cianorte, Boa Vista 0 x 2 Santo André, Bangu 1 x 0 São Bento e Portuguesa 2 x 0 Madureira.
A classificação ficou assim: 1) Portuguesa 23, 2) Santo André 21, 3) Cianorte 19, 4) Bangu e Internacional 16, 6) Boa Vista 15, 7) São Bento e Madureira 14.
Todos os jogos da última rodada serão no sábado, às 15h: Madureira x Internacional, Cianorte x Portuguesa, Santo André x Bangu e São Bento x Boa Vista.
Internacional 2 x 1 Cianorte
Gols – Léo Reis aos 9 minutos do 1º tempo e Igor Gabriel aos 16 do 2º tempo (IN); Thalles a 1 minuto do 2º tempo (CIA)
Local – Limeirão
Árbitro – Antônio Márcio Teixeira da Silva (MG)
Internacional – Rafael Pin; Elácio Córdoba, Helder, Balardin e Igor Tavares; Júlio Rush, Emerson Muller, Guilherme Pira e Gui Mendes (Fernandes); Léo Reis (Vitinho) e Igor Gabriel (Vittor Moura). Técnico – Roger Silva.
Cianorte – Bruno; Bruno Leite, Doma, Maurício e Rael (Patrick); Samuel (Lucas Duni), Zé Vitor e Rodrigo Alves (Grafitte); Erick Sales, Lucas Batatinha (Lucão) e Rafael Cavalheira (Thalles). Técnico – João Burse.
Ocorrências – cartões amarelos para Júlio Rush (3º) e Gui Mendes (IN); Patrick, Erik Salles, Lucão e Thalles (CIA).